O Estado e a formulação de políticas de desenvolvimento regional

Autores

  • Simone Uderman Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.465

Palavras-chave:

Estado. Políticas Públicas. Desenvolvimento Regional.

Resumo

Este artigo descreve as principais modificações observadas no modelo de atuação do Estado e nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional, a partir da segunda metade do Século XX. Apresentam-se o modelo de intervenção do Estado desenvolvimentista e as políticas de desenvolvimento regional correlatas, analisando-se as razões do seu enfraquecimento a partir da década de 1970 e a expansão do discurso neoliberal ao longo dos anos 1980. Identifica-se a formatação, a partir dos anos 1990, de um novo padrão de intervenção estatal, marcado pela construção de um aparato de regulação econômica e por diretrizes de modernização e integração competitiva. Argumenta-se que esse padrão gradualmente incorpora políticas de desenvolvimento regional sustentadas pela idéia de capital social e pela reformulação do próprio conceito de desenvolvimento econômico, sem conseguir construir, todavia, uma agenda de intervenção que traduza em resultados efetivos as idéias e recomendações de ordem geral colocadas.

Biografia do Autor

Simone Uderman, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2007). É analista de desenvolvimento industrial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, financiamento do desenvolvimento,indústria e inovação.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

Uderman, S. (2017). O Estado e a formulação de políticas de desenvolvimento regional. Revista Econômica Do Nordeste, 39(2), 232–250. https://doi.org/10.61673/ren.2008.465

Edição

Seção

Artigos