Sustentabilidade na produção de camarão: o caso da Comunidade de Requenguela, no município de Icapuí – Ceará

Autores

  • José Newton Pire Reis Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.466

Palavras-chave:

Carcinicultura. Modelo Sustentável. Social. Econômico. Ambiental.

Resumo

Estuda o caso da sustentabilidade da carcinicultura na comunidade de Requenguela no município de Icapuí–CE, que reúne vinte famílias em associação e produz dentro de um sistema de integração desde 2001. Analisa a situação socioeconômica dos associados; o perfil ambiental; a sustentabilidade financeira e a viabilidade do sistema de parceria. Aponta melhoria na qualidade de vida da comunidade e envolvimento enquanto ofertantes de mão-de-obra e gestores do empreendimento. A consciência quanto à preservação do meio ambiente é vista na recuperação de salinas e percepção da sustentabilidade ambiental para a qualidade final do produto e sucesso financeiro do empreendimento. Conclui que a integração mostrou-se importante para a sustentabilidade financeira e que, com responsabilidade, a carcinicultura pode ser social, econômica e ambientalmente sustentável.

Biografia do Autor

José Newton Pire Reis, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

Reis, J. N. P. (2017). Sustentabilidade na produção de camarão: o caso da Comunidade de Requenguela, no município de Icapuí – Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 39(2), 251–262. https://doi.org/10.61673/ren.2008.466

Edição

Seção

Artigos