Desafios para a cajucultura no Brasil: análise de competitividade e recomendações para o setor

Autores

  • Hugo Santana de Figueirêdo Junior Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.470

Palavras-chave:

Cajucultura, Cadeia de Valor, Estratégia, Competitividade, Inovação, Estrutura-Conduta-Performance, Arranjos Produtivos Locais.

Resumo

O estudo destaca os principais desafios para a cajucultura no Brasil, complementando a análise de oferta e demanda da castanha de caju com a análise da cadeia de valor do setor, do ambiente de negócios em que se encontra inserido e de possíveis eventos externos com poder de influenciar significativamente a competitividade dos participantes do setor, tanto no âmbito do país como no da empresa. Adota como método a análise da indústria a partir de pesquisas explicativas fundamentadas no modelo de Estrutura-Conduta-Performance, compara a atuação e o desempenho de países exportadores e de competidores brasileiros selecionados e revela que o negócio de castanha de caju brasileiro encontra-se em risco devido a gargalos no processamento mecanizado de corte da castanha. Aponta sugestões para elevar a competitividade da cajucultura brasileira como o aprimoramento tecnológico, a diferenciação da amêndoa e a exploração de segmentos de maior valor agregado, como orgânico, étnico e comércio justo.

Biografia do Autor

Hugo Santana de Figueirêdo Junior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado em Administração de Empresas - Rensselaer Polytechnic Institute, e doutorado em Economia de Negócios - Wageningen University. Tem experiência nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e controladoria, contabilidade gerencial e análise de custos, desenvolvimento econômico, organização industrial, inovação.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

de Figueirêdo Junior, H. S. (2017). Desafios para a cajucultura no Brasil: análise de competitividade e recomendações para o setor. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 371–394. https://doi.org/10.61673/ren.2008.470

Edição

Seção

Artigos