Economia do Nordeste: evolução do emprego na indústria de transformação e extrativa mineral e identificação da dinâmica de aglomerações produtivas

Autores

  • Ana Carolina da Cruz Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • João Policarpo Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.471

Palavras-chave:

Economia do Nordeste, Emprego Industrial, Aglomerações Produtivas.

Resumo

Analisa o comportamento global e setorial do emprego da indústria de transformação e extrativa mineral nordestina no período 1990-2005, com o intuito de identificar os fatores que tiveram maior impacto sobre ela. Busca ainda, mapear áreas da região que apresentaram maior dinamismo industrial no período. Para isso, analisa o desempenho industrial brasileiro, seguido do caso do Nordeste. Para identificar concentrações setoriais, calcula dois indicadores – Quociente Locacional e Índice Setorial de Escolaridade – em quatro Estados nordestinos (Piauí, Sergipe, Ceará e Pernambuco), além de analisar o desempenho do emprego industrial nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza e Salvador e em São Luís. Observa-se um movimento ainda muito limitado de aglomerações produtivas com duas características comuns: as principais aglomerações industriais encontram-se nas áreas próximas às capitais, enquanto alguns municípios isolados apresentam intensa dinâmica industrial com baixo grau de integração com a economia local.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Cruz Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Possui Graduação (2005) e Mestrado (2008) em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e integrante do corpo docente de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas. É bolsista do PROCIÊNCIA, programa de excelência acadêmica da UERJ. Principais áreas de atuação: economia regional, desenvolvimento e crescimento econômico, aglomerações produtivas, migração.

João Policarpo Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Economia - University of London (1988). Pós-doutorado na University of North London (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Lima, A. C. da C., & Rodrigues Lima, J. P. (2017). Economia do Nordeste: evolução do emprego na indústria de transformação e extrativa mineral e identificação da dinâmica de aglomerações produtivas. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 503–532. https://doi.org/10.61673/ren.2008.471

Edição

Seção

Artigos