Liberalização da conta de capital e fluxos de curto prazo para o Brasil

Autores

  • Michele Polline Veríssimo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Marcio Holland Fundação Getúlio Vargas - FGV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.472

Palavras-chave:

Liberalização da Conta Capital, Fluxos de Portfólio, Vetores Auto-regressivos, Causalidade.

Resumo

O presente trabalho investiga a dinâmica da liberalização da conta de capital e seus efeitos sobre os fluxos de capitais de curto prazo no Brasil, especialmente nos anos 1990, considerando os diversos segmentos daquele mercado – mercados monetário, de derivativos e acionário –, por meio de um estudo comparativo dos fluxos financeiros perante a paridade descoberta da taxa de juros, o risco-país e a legislação para fluxos de capitais de portfólio. Em termos gerais, os resultados obtidos indicam uma maior importância da paridade descoberta da taxa de juros e do risco-país na determinação dos movimentos dos fluxos de portfólio, sendo que se verifica a pouca relevância da utilização de legislações mais liberalizantes para a atração dos fluxos de portfólio no período de análise.

Biografia do Autor

Michele Polline Veríssimo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), e Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004, 2010). Atualmente é Professora Adjunto III do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU), atuando na área de Microeconomia e Economia Internacional, principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, doença holandesa e desindustrialização, crescimento econômico, padrão de especialização produtiva, estratégias competitivas.

Marcio Holland, Fundação Getúlio Vargas - FGV

É professor de Economia na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), visiting scholar na Columbia University, no primeiro semestre de 2015. Foi Secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda (MF/SPE), de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, quando foi também membro do Conselho de Administração do BNDES e da Brasilprev. Foi visiting scholar na University of California, Berkeley (2004/2005), doutor em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, e pesquisador produtividade em pesquisa CNPq, nível 1, de março de 2000 a fevereiro de 2013. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia na FGV-EESP de 2006 a 2010. Foi visiting fellow no Center for Latin American Studies da UC-Berkeley. Foi Secretário Executivo Adjunto da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). Realiza pesquisas sobre macroeconomia aberta e finanças internacionais, especialmente sobre o comportamento da taxa de câmbio, escolha de estratégias monetária e cambial, determinação da taxa de juros e questões diversas associadas com a relação entre taxa de juros, taxa de câmbio, risco-país, entre outros. Atualmente estuda programas de consolidação fiscal após a Crise de 2008 e políticas monetárias não convencionais adotadas pelos Bancos Centrais das economias desenvolvidas.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Veríssimo, M. P., & Holland, M. (2017). Liberalização da conta de capital e fluxos de curto prazo para o Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 423–444. https://doi.org/10.61673/ren.2008.472

Edição

Seção

Artigos