Pluriatividade no contexto da ruralidade contemporânea: evolução histórica dos debates sobre o tema

Autores

  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.475

Palavras-chave:

Agricultura, Ruralidade, Pluriatividade.

Resumo

Faz uma breve incursão pela literatura especializada sobre o tema da pluriatividade, buscando descrever os elementos centrais que marcaram a passagem dos debates da agricultura em tempo parcial para pluriatividade, noção esta que tenta explicar as mudanças contemporâneas na alocação da força de trabalho nas áreas rurais. Desta forma, através da noção de pluriatividade, observa-se que muitas unidades produtivas tornaram-se multidimensionais, ao combinarem as atividades agrícolas com diversos tipos de atividades econômicas.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985); Especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas (1993-1994); Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford (2008-2009). Atualmente é professor associado, ministrando aulas no curso de Graduação em Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Economia, priorizando os seguintes temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural e territorial, economia brasileira e regional, economia do trabalho e políticas públicas de erradicação da pobreza e da exclusão social. Coordenador do NECAT (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense). Também é pesquisador membro do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura - OPPA/CPDA/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Mattei, L. (2017). Pluriatividade no contexto da ruralidade contemporânea: evolução histórica dos debates sobre o tema. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 411–422. https://doi.org/10.61673/ren.2008.475

Edição

Seção

Artigos