Será possível um crescimento regional independente? uma abordagem utilizando vetores auto-regressivos

Autores

  • Felipe Lacerda Diniz Leroy Fundação João Pinheiro - FJP
  • José Márcio dos Santos Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.478

Palavras-chave:

Crescimento Econômico Regional, Modelagem VAR.

Resumo

O crescimento econômico de um país é desejado por todos os agentes econômicos. O governo vem constantemente implementando políticas macroeconômicas na busca do “tão esperado crescimento”. Não obstante, atesta-se a existência da implementação de políticas regionais patrocinadas pelos estados como forma de superar a imobilidade federal. Este estudo procura avaliar a existência de interdependência econômica entre estados em relação aos impactos proporcionados pelo crescimento interno destes. Para tanto, realizou-se uma abordagem empírica, levando em consideração a inter-relação econômica de três estados da região Nordeste: Bahia, Ceará e Pernambuco. O instrumento de análise está baseado na estimação de um vetor auto-regressivo para o Produto Industrial Estadual. O principal objetivo é identificar se há uma transmissão de crescimento entre os estados, ou seja, se há ou não independência entre as economias dos estados.

Biografia do Autor

Felipe Lacerda Diniz Leroy, Fundação João Pinheiro - FJP

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR-UFMG (2013) e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professor Adjunto II do Grupo Ibmec Educacional e Pesquisador da Fundação João Pinheiro - Departamento de Estudos em Cultura, Turismo e Economia Criativa. Consultor da 2LM - Consultoria e Treinamento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças, atuando nos seguintes temas: microeconomia aplicada, finanças, microeconometria.

José Márcio dos Santos, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2004) e mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atuou como professor nos cursos de economia da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Economia Brasileira, Economia Regional, Macroeconomia e Economia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Diniz Leroy, F. L., & dos Santos, J. M. (2017). Será possível um crescimento regional independente? uma abordagem utilizando vetores auto-regressivos. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 395–410. https://doi.org/10.61673/ren.2008.478

Edição

Seção

Artigos