Inserção ocupacional precoce no Nordeste do Brasil: seus efeitos sobre a educação e o salário do trabalhador

Autores

  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.484

Palavras-chave:

Trabalho infantil, Educação, Salário.

Resumo

Descreve e alerta sobre os impactos negativos da inserção ocupacional precoce para o desenvolvimento humano (medido em nível de escolaridade) e produtivo do indivíduo (medido em termos de salário e condição de ocupação). Para tal, utilizaram-se às informações colhidas através da PNAD de 1995 e 2005 visando estimar, através de modelos econométricos, as conseqüências advindas do ingresso prematuro na região Nordeste. Os resultados mostram que o adiamento do ingresso ocupacional é fator decisivo na elevação da escolaridade, no salário recebido e no tipo de ocupação na fase adulta. Também indicam que, apesar da relativa melhoria no que se refere ao retardamento da entrada do indivíduo no mercado de trabalho, a idade média de ingresso para os indivíduos nascidos na década de 1980 (15 anos) é superior em apenas 2,5 anos a idade média para os nascidos na década de 1940, quando praticamente não existia a atuação do governo no mercado de trabalho nem a difusão de pesquisas que mostrassem o impacto negativo da inserção precoce. Por fim, ressalta a necessidade de instrumentos mais eficazes que inibam a inserção da criança no trabalho e ampliem sua participação na escola, principalmente nos estados mais pobres da região Nordeste.

Biografia do Autor

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-Doutorado pela University of Cambridge/UK (2010), Doutorado em Economia - PIMES/UFPE (2005), Mestre em Economia pelo PIMES/UFPE (2000) e Técnico em Contabilidade (1994). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do Programa de Pós-Graduação do curso de Economia (PPGE/UFPB) e do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Possui vários artigos publicados em periódicos especializados (nacionais e internacionais). É envolvido em dois Grupos de Pesquisa (UFPB e UNB), sendo coordenador do Grupo de Estudos do Trabalho (GET), e em Projetos de Pesquisa (CNPQ). Já concluiu a orientação de 3 Teses de Doutorado e 9 Dissertações de Mestrado. Atualmente orienta 3 Teses de Doutorado.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

do Monte, P. A. (2017). Inserção ocupacional precoce no Nordeste do Brasil: seus efeitos sobre a educação e o salário do trabalhador. Revista Econômica Do Nordeste, 39(4), 540–556. https://doi.org/10.61673/ren.2008.484

Edição

Seção

Artigos