O custo social da energia hidrelétrica e uma política de tarifação social ótima para o setor elétrico

Autores

  • José Carrera-Fernandez Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Rogério Pereira Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.485

Palavras-chave:

Custo Social, Tarifa Social, Energia Elétrica, Demandas por Energia Elétrica, Cobrança pelo Uso da Água.

Resumo

Chama a atenção para os custos que a geração hidráulica de eletricidade impõe à sociedade e analisa a melhor forma de internalizar esses custos às tarifas de energia elétrica. Apresenta uma solução alternativa que, além de levar os agentes econômicos a utilizar a energia elétrica de forma mais eficiente, é capaz de minimizar as distorções na economia e sinalizar para o mercado os verdadeiros custos desse recurso. Por depender das elasticidades-preço, a alternativa proposta exigiu que fossem obtidas as funções de demanda por energia elétrica, para cada classe de consumo, as quais foram estimadas através dos procedimentos de Johansen para combinações lineares de variáveis integradas. O sistema proposto de tarifas sociais ótimas, ao praticar tarifas e reajustes diferenciados – em consonância com a teoria do second best –, minimiza as distorções na economia e cumpre eficientemente o seu papel. Como resultado, as classes de consumidores com maiores condições de suportar tal acréscimo (menor elasticidade preço da demanda) teriam um maior reajuste tarifário, enquanto que aquelas com menores condições (maior elasticidade) sofreriam um menor reajuste.

Biografia do Autor

José Carrera-Fernandez, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1980), graduação em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Economia - The University Of Chicago (1984) e PhD*(abd) em Economia - The University of Chicago. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: microeconomia, econometria, recursos hídricos, mercado de trabalho e economia do crime.

Rogério Pereira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Prof. Rogério César formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1988) e obteve o título de Mestre em Economia Rural, em 1992, também pela UFC. Em 1993, ingressou como Professor Assistente no Departamento de Economia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Obteve seu título de Ph.D. em Economia Agrícola pela University of Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos, em 2002. Em 2013, foi Visiting Scholar na Colorado State University, Fort Collins (EUA), onde desenvolveu pesquisa na área de Economia Ambiental como parte de seu Pós-Doutorado no Exterior(CNPq/CsF). Na graduação, leciona as disciplinas de Economia de Recursos Naturais e Economia Pesqueira para cursos do Centro de Ciências Agrárias. Na pós-graduação, como parte do corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC (PRODEMA-UFC), leciona as disciplinas de Desenvolvimento, Sociedade e Natureza: Fundamentos e Gestão Econômica dos Recursos Naturais e Política Ambiental. Foi Coordenador (2003-2004) e Vice-Coordenador (2005-2006) do PRODEMA/UFC; exerceu o cargo de Coordenador Geral da Rede Prodema por dois mandatos, de 2004 a 2007; e coordenador do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) (2011-2012).

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Carrera-Fernandez, J., & Pereira, R. (2017). O custo social da energia hidrelétrica e uma política de tarifação social ótima para o setor elétrico. Revista Econômica Do Nordeste, 39(4), 466–482. https://doi.org/10.61673/ren.2008.485

Edição

Seção

Artigos