Flexibilização da oferta de gás natural para a Bahia

Autores

  • Gisele Ferreira Tiryaki Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Francisco Fidalgo Sanchez Universidade Salvador - UNIFACS
  • Giovani Ferreira da Silva Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Jair Lima Gomes Universidade Salvador - UNIFACS
  • Elivaldo dos Santos Universidade Salvador - UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.488

Palavras-chave:

Gás natural, energia, desenvolvimento regional.

Resumo

Constata que a situação da região Nordeste é particularmente delicada, em face da deficiência de infra-estrutura de transporte e escassez do gás natural, havendo perspectivas de que o crescimento econômico da região seja prejudicado pela ausência de energéticos com custos competitivos. Este artigo identifica as possibilidades de flexibilização da oferta de gás natural para a Bahia e os benefícios que um maior uso do gás natural na matriz energética traria para a economia baiana. Aponta para a necessidade de adoção de alternativas complementares de suprimento de gás, aproveitando as vantagens competitivas do Porto de Aratu para importação de GNL e, em paralelo, viabilizando o investimento em infra-estrutura de transporte.

Biografia do Autor

Gisele Ferreira Tiryaki, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Economia - Northeastern University (1996) e doutorado em Economia - George Mason University (2001). Foi consultora no Banco Mundial (Washington) por quatro anos, professora assistente na Anadolu University (Turquia) entre 2002 e 2006 e professora titular na Universidade Salvador (Bahia, Brasil) entre 2006 e 2009. Atualmente, é pesquisadora professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Macroeconomia Aplicada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Macroeconomia e Economia Monetária.

Francisco Fidalgo Sanchez, Universidade Salvador - UNIFACS

Mestrado em Energia - UNIFACS (2015). Graduação em Administração de Empresas UNIFACS (1995). Pós-graduado em Marketing - ESPM (1998). Membro do Grupo de Pesquisa em Energia e Sistemas Energéticos da UNIFACS (2015-atual). Membro do Grupo de Pesquisas em Gestão Regulação e Defesa da Concorrência (2007-2009). Membro e Pesquisador do IBTR - Instituto Brasileiro de Tecnologia e Regulação. Consultor Organizacional das Revendas Monterrey Bahia-Sergipe. Tem experiência na área de Processo de Gestão, Ferramentas de Qualidade, Técnicas de Negociação, Marketing, Serviços Públicos, Gestão Pública, Estrategias Competitivas e Execução de Projetos.

Giovani Ferreira da Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1985) e graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador (1989) além de especialização em Processamento Petroquímico e Automação Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais, Avaliação Econômica de Projetos e Sistemas de Custos. Atualmente é Gestor operacional e financeiro de empresa privada e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Regulação e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Brasiliero de Tecnologia e Regulação.

Jair Lima Gomes, Universidade Salvador - UNIFACS

Graduado em Engenharia Química pela UFBA; Aluno do Mestrado em Regulação da Indústria de Energia, na Unifacs.

Elivaldo dos Santos, Universidade Salvador - UNIFACS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1985), especialização em Engenharia Econômica pela Faculdades Integradas Estácio de Sá e MBA em marketing.pela Universidade Salvador - UNIFACS. Trabalhou como engenheiro de Processo nas empresas Paulo Abib Engenharia-Usina de processamento de ouro, Celbrás- Processo de produção de polímeros.e Implanta-Implantação de softwares para operações unitárias. Foi sócio da Empresa ESF Comécio, onde atuou como diretor financeiro. Foi pesquisador da Universidade Salvador - UNIFACS, onde participou do projeto "Investigação Teórica e Experimental em Planta Piloto de Tecnologias para Recuperação de CO2 de Emissões Gasosas Industriais" Participou do G-RGC: Grupo de Pesquisa em Regulação, Gestão, Defesa da Concorrência e Desenvolvimento Sustentável Foi docente da disciplina Impactos dos Principais Processos Industriais do Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais e de diversas disciplinas de química para o ensino médio do Serviço Nacional de aprendizagem Industrial - SENAI/CETIND. Foi docente das disciplinas Matemática e QSMS do curso de qualificação continuada PRONATEC / IFBA. Atua em diversos projetos de conservação de energia e meio ambiente através da empresa CONERG Conservação de energia e meio ambiente em parceria com a empresa Techbios engenharia e treinamento. Docente das disciplinas: Química Geral e Experimental, Química do Petróleo II, Introdução à Engenharia, Ciências do Ambiente, Ciência e Tecnologia dos Materiais e Técnicas de Amostragem,Instrumentação, Laboratório e Software Aplicados, na UNIDOM (Faculdades Dom Pedro- unidade Salvador). Coordenador de Engenharia da Faculdade Maurício de Nassau unidades Pituba e Mercês. Responsável Técnico da empresa Water Meyer- a empresa gerencia qualidade da água e do ar. Representante na Bahia da empresa RDIBender Engenharia.-a empresa atua monitorando baixa impedância e corrente de fuga atuando preditivamente na conservação de energia.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Tiryaki, G. F., Sanchez, F. F., da Silva, G. F., Gomes, J. L., & dos Santos, E. (2017). Flexibilização da oferta de gás natural para a Bahia. Revista Econômica Do Nordeste, 39(4), 503–517. https://doi.org/10.61673/ren.2008.488

Edição

Seção

Artigos