Acesso aos mercados para a agricultura familiar: uma leitura pela reciprocidade e a economia solidaria

Autores

  • Eric Sabourin Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.496

Palavras-chave:

comercialização, agricultura familiar, reciprocidade, economia solidária, comércio justo, qualifi cação dos produtos, certifi cação, mercados públicos.

Resumo

O artigo trata da comercialização de produtos agrícolas da agricultura familiar a partir de uma reflexão sobre as interações entre práticas e lógicas de troca mercantil de um lado e práticas de reciprocidade por outro. O trabalho examina como as organizações de agricultores e as políticas públicas conseguem dialogar e operacionalizar soluções em torno dessa função, em particular mediante ações muitas vezes reunidas sob o termo de economia solidária. O texto tem duas partes. A primeira traz elementos do contexto brasileiro e do referencial sobre economia solidária e comércio justo. A segunda parte oferece uma refl exão sobre o papel da organização da agricultura familiar para implementar formas de articulação entre economia de reciprocidade e economia de troca.

Biografia do Autor

Eric Sabourin, Universidade de Brasília - UnB

Eric Sabourin possui graduação em Agronomia Tropical e Economia Rural pelo Institut Supérieur Technique d'Outre Mer Le Havre (1978), Mestrado em Antropologia e Etnologia pela Université de Paris VII Denis Diderot (1979), Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, (1981) e doutorado em Antropologia e Etnologia pela Université de Paris VII - Denis Diderot (1982). Obteve em 2009 a Habilitation à Diriger des Recherches em Antropologia e Sociologia, pela Universidade Paris 1, Panthéon Sorbonne/IEDES. E pesquisador titular em antropologia e sociologia rural do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), Dep. Meio Ambiente e Sociedade, na Unidade Mista de Pesquisa ART-Dev "Atores, Recursos, Territórios no Desenvolvimento". Foi responsável da Unidad de Pesquisa sobre "Ação coletiva e negociação de políticas públicas" do CIRAD entre 2002 e 2004. Foi pesquisador visitante CNPq na Universidade de Brasília - UnB (Depto de Sociologia) em 2005 e 2006. Foi pesquisador colaborador no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB de final de 2012 até julho de 2016, professor colaborador no programa MADER da FUP UnB desde 2015, professor visitante na UnB, CDS, MESPT e MADER-FUP desde fim de novembro de 2016. Eric é coordenador da Rede "Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na América Latina" Rede PP-AL. Tem experiência na área de antropologia econômica e sociologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de políticas públicas de desenvolvimento local e territorial, reforma agraria, organização de produtores, teoria da reciprocidade, construção social de mercados, ação coletiva e manejo dos recursos naturais.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Sabourin, E. (2017). Acesso aos mercados para a agricultura familiar: uma leitura pela reciprocidade e a economia solidaria. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 21–36. https://doi.org/10.61673/ren.2014.496