Bancos comunitários e relações de reciprocidade: um estudo de caso no Nordeste semiárido brasileiro

Autores

  • Maria Odete Alves Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • Marcel Bursztyn Universidade de Brasília - UnB
  • Suely Salgueiro Chacon Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.498

Palavras-chave:

banco comunitário, atividades não-agrícolas, reciprocidade.

Resumo

Este artigo analisa a experiência coletiva de “bancos comunitários” numa comunidade rural do município de Russas (Ceará, Brasil). O objetivo é entender as estruturas de reciprocidade nas relações sociais entre participantes. Trata-se de uma linha de crédito de um programa do BNB (Crediamigo) que fi nancia atividades não-agrícolas utilizando a metodologia de grupos solidários. A análise baseia-se na teoria da reciprocidade e adota uma abordagem qualitativa. Os entrevistados foram selecionados com o uso da amostragem não probabilística intencional. Conclui-se que a experiência de “bancos comunitários” reforça estruturas de reciprocidade simétrica, na medida em que as regras estabelecidas induzem participantes a assumirem responsabilidades conjuntas e a realizarem controle das ações, promovendo o fortalecimento dos laços sociais.

Biografia do Autor

Maria Odete Alves, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) / Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil S/A. Compõe os grupos de pesquisadores da Rede Clima e do Laboratório de Estudos Aplicados em Desenvolvimento Regional do Semiárido - LEADERS (UFC-Cariri). Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Rural Sustentável com ênfase no Seimárido Nordestino e nos temas Agricultura Familiar, Pluriatividade e Recursos Comuns.

Marcel Bursztyn, Universidade de Brasília - UnB

Marcel Bursztyn é Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Diploma in Planning Studies pela University of Edinburgh (1977), doutorado em Developpement Economique et Social - Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1982) e doutorado em Economie - Université de Picardie-França (1988). Tem pós-doutorado em Políticas Públicas na Univ. de Paris XIII e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales - Paris (1989-1991). É professor titular da Universidade de Brasília, junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável. Senior Research Fellow na Kennedy School of Government - Sustainability Science Program, Harvard University (2007-2008) - com bolsas Harvard, Fulbright e Capes. Professor visitante na Université de Rennes 2, França (2009). Professor Visitante na Université de Paris 3 (Sorbonne la Nouvelle) - cátedra Simon Bolivar, em 2012. Membro do Comitê de Ética para a Pesquisa Agrícola do INRA e CIRAD, França (2008-2015). Tem experiência na área de socioeconomia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, políticas públicas, sustentabilidade, Amazônia, Nordeste, gestão ambiental, mudanças climáticas e ética na pesquisa. Co-editor da Revista Sustentabilidade em Debate. Membro do comitê editorial 12 revistas científicas. Pesquisador 2 do CNPq.

Suely Salgueiro Chacon, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). É também Diretora da Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Diretora da Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Líder do Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) e Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC). Foi professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de 2013 a 2016, onde exerceu o cargo de Reitora, e esteve ligada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Foi Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Cariri, de 2008 a 2013, onde exerceu os cargos de Vice-Diretora do Campus, Coordenadora Acadêmica do Campus e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre os anos de 2009 e 2012. Foi Professora e Pesquisadora na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) de 1996 a 2008, onde exerceu os cargos de Coordenadora do curso de Economia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas. Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE) em 2006 e 2007, e de Conselheira Federal pelo Ceará no Conselho Federal de Economia em 2007 e 2008. Tem experiência nas áreas de Economia, Socioeconomia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, economia rural, organização social de pequenas comunidades, recursos hídricos, energia alternativa, gestão ambiental, relações internacionais e economia.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Alves, M. O., Bursztyn, M., & Chacon, S. S. (2017). Bancos comunitários e relações de reciprocidade: um estudo de caso no Nordeste semiárido brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 51–62. https://doi.org/10.61673/ren.2014.498