O consumo intermediário na agricultura: uma comparação entre agricultura familiar e não familiar no Brasil e nas regiões Sul e Nordeste

Autores

  • Marcelo Antonio Conterato Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Sergio Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciana Lobo Fernandes Sociedade Educacional Riograndense - FTEC
  • Paulo José Libardoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.499

Palavras-chave:

consumo intermediário, agricultura familiar, agricultura não familiar, região Sul, região Nordeste

Resumo

o objetivo deste trabalho foi identificar o conjunto de despesas que forma os custos de manutenção e custeio das atividades agropecuárias, agrupar aquelas que compõem o consumo intermediário e identifi car o impacto deste em relação ao valor total da produção agropecuária. Constatou-se que o consumo intermediário representa, em termos médios brasileiros, praticamente 55,0 % do valor total da produção agropecuária não familiar e quase 30,0% da familiar. Se somarmos as despesas que não se enquadram no conceito de consumo intermediário, tais como arrendamentos, salários, armazenamento e transporte, entre outras de menor monta, os percentuais são ainda maiores. Em termos regionais, os dados indicaram que o consumo intermediário na agricultura não familiar da Região Sul representa 51,7% do valor total da produção agropecuária, percentual que se reduz a 34,7% para o universo da agricultura familiar. Na Região Nordeste, o impacto é diferenciado. Nesta, o consumo intermediário representa 57,3% do valor total da produção na agricultura não familiar e 16,5% na agricultura familiar, indicando diferenças signifi cativas tanto em termos geográfi cos quanto na comparação entre agricultura familiar e não familiar.

Biografia do Autor

Marcelo Antonio Conterato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Tem experiência na área de Sociologia Rural, Geografia Rural, Economia Rural e Regional. Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), modalidade a distância.

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

49, é Professor Associado IV do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (www.ufrgs.br/pgdr) e de Sociologia (www.ufrgs.br/ppgs) da UFRGS. Pós-doutor na City University of London com o Prof. Tim Lang (2015-2016 e no Institut of City and Regional Planning, na Cardiff University/Wales/UK, com Terry Marsden (2007-2008). Concluiu o Doutorado em Sociologia (UFRGS/Université Paris X) em 1999, o Mestrado em Sociologia (UNICAMP) em 1994 e a Graduação em Ciências Sociais (UFRGS) em 1990. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2003. Atual Vice Presidente da ALASRU (Associação Latinoamericana de Sociologia Rural). Coordena o grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq. Leciona as disciplinas de sociologia da ruralidade, do desenvolvimento e políticas de desenvolvimento rural na graduação e teorias do desenvolvimento, agricultura familiar e sociologia da alimentação na pós-graduação. Seus temas de pesquisa estão nas áreas de sociologia rural, da alimentação e do desenvolvimento, tendo como temas a agricultura familiar e os processos de diferenciação social e econômica no meio rural, pluriatividade, políticas públicas e o papel do Estado, o desenvolvimento rural territorial, cadeias alimentares curtas, consumo alimentar, políticas de abastecimento e sistemas agroalimentares. Coordena 4 Projetos de pesquisa, um Convênio Internacional CAPES-Wageningen/Holanda e integra uma iniciativa internacional denominada BICAS (Brics Initiative for Critical Agrarian Studies), além de pesquisas com a China Aricultural University (CAU. Tem 3 livros publicados e organizou outros 8 em coletivos. Possui 74 capítulos de livros, 124 artigos em periódicos e 79 trabalhos em anais de congressos. Foi orientador de 7 supervisões de pós-doc e 43 pós-graduandos, sendo 17 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado, além de 13 alunos de iniciação científica, e 9 monografias de graduação. Recebeu 8 prêmios, incluindo o de Melhor Tese de Doutorado e Melhor Dissertação de Mestrado, e Melhor artigo pela FAO-RCL e Orientou a aluna Carolina B. Castilho e Silva que recebeu o Premio CNPq de Genero-2012. Coordena a Série Estudos Rurais que publica livros sobre desenvolvimento rural pela Editora da UFRGS e é editor-associado da Revista Ciência Rural (Qualis1A). Foi presidente da SOBER (mandato de 2011-2013) Sociedade Brasileira de economia, Sociologia e Administração Rural. Atua como parecerista de periódicos científicos do Brasil e do exterior. Consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação (FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD, RIMISP) e da União Européia.

Luciana Lobo Fernandes, Sociedade Educacional Riograndense - FTEC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2009), especialização em Controladoria pela Anhanguera Educacional (2010), é mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Qualidade, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: indicadores de desempenho, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e gerenciamento de processos. Atualmente é professora no Centro de Tecnologia República e tutora no Curso de Processos Gerenciais EaD, da Ftec - Faculdades.

Paulo José Libardoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Sociologia (UFRGS/2016); Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (FEMARGS/ FMP/2015); Mestre em Desenvolvimento (UNIJUI/2007) e Graduado em Direito (UNIJUI/2005). Bolsista 2010/2011 IPEA/PGDR/UFRGS; Bolsista Capes 2012/2016 PPGS/UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Magistratura, Sociedade e Política (UFRGS/Líder Prof. Dr. Raul E. Rojo). Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Administração e Gestão Financeira.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Conterato, M. A., Schneider, S., Fernandes, L. L., & Libardoni, P. J. (2017). O consumo intermediário na agricultura: uma comparação entre agricultura familiar e não familiar no Brasil e nas regiões Sul e Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 63–82. https://doi.org/10.61673/ren.2014.499