Indicação geográfica, uma certificação estratégica para os produtos de origem animal da agricultura familiar do semiárido

Autores

  • Pedro Carlos Gama da Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Clovis Guimarães Filho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.504

Palavras-chave:

certifi cação, procedência, valorização, caprinos, INPI, mercado.

Resumo

A incorporação de uma identidade territorial e cultural ligada estreitamente ao ambiente geográfico onde são produzidos parece ser o instrumento efetivamente capaz de agregar valor aos produtos da agricultura familiar do semiárido, facilitando a sua inserção no mercado, protegendo o produto, fortalecendo as organizações dos produtores e, sobretudo, valorizando a região pela promoção e preservação da cultura e da identidade locais. Entre os produtos de maior potencial para iniciar um programa de certifi cação de origem, principalmente “indicações de procedência” (IP), estão as carnes de cabritos e cordeiros, os queijos de leite de vaca e de cabra e o mel de abelhas, além dos produtos vegetais, como os derivados do caju e do umbu. O trabalho mostra a situação atual desses produtos animais com relação ao esforço de qualifi cá-la e detalha uma proposta preliminar para uma certifi cação IP de caprinos.

Biografia do Autor

Pedro Carlos Gama da Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa foi Chefe Adjunto de Desenvolvimento, Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios e Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Membro do Comitê Gestor de Programação - CGP da Embrapa. Atualmente exerce o cargo de pesquisador e membro do Comitê Gestor do Portfólio de Projetos em Sistemas de Produção de Base Ecológica da Embrapa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de produção, agricultura familiar, cadeias agroalimetares, desenvolvimento rural, desenvolvimento regional e territorial. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Globalização e Agricultura, Mudanças Climáticas e o Semiárido, Laboratório de Observação Permanente Sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste.

Clovis Guimarães Filho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1964), especialização em Sistemas de Produção da Agricultura Familiar pela Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Devel(1993) e mestrado em Animal Science pela University of Arizona(1980). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas:conception, suckling, body lipid.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

da Silva, P. C. G., & Guimarães Filho, C. (2017). Indicação geográfica, uma certificação estratégica para os produtos de origem animal da agricultura familiar do semiárido. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 133–142. https://doi.org/10.61673/ren.2014.504