Gênese e evolução da agricultura familiar: desafios na realidade brasileira e as particularidades do semiárido

Autores

  • Amilcar Baiardi Universidade Católica de Salvador - UCSal

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.505

Palavras-chave:

história da agricultura, agricultura familiar, agricultura familiar no Brasil.

Resumo

O artigo analisa a origem, a natureza e as características da Agricultura Familiar, focando seu desenvolvimento desde a pré-história até a contemporaneidade e refl ete sobre seu surgimento e atualidade no Brasil. Visa também apontar problemas atuais relacionados às dificuldades para a agricultura familiar se constituir um ordenamento produtivo estável, economicamente viável e ambientalmente sustentável. O método utilizado consistiu em consulta a textos de história das ciências agrárias, de história econômica, bem como a publicações de vários autores sobre o tema realidade agrária e agrícola do Brasil e dinâmica da agricultura brasileira. Conclui apontando possibilidades de sucessos e insucessos da agricultura familiar na atualidade, no Brasil e no bioma Semiárido.

Biografia do Autor

Amilcar Baiardi, Universidade Católica de Salvador - UCSal

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduação stricto sensu em Reforma Agraria y Desarrollo Rural pelo IICA-CIRA da OEA em Bogotà, Colombia, mestrado acadêmico em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em história das ciências no Istituto e Museo di Storia della Scienza, Firenze, Itália. Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador , UCSAL, e professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia,UFBA, e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. É professor permanente dos programas de pós-graduação, M/D, em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, UCSAL, e Ensino, Filosofia e História da Ciência, UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana. É ou foi membro de várias diretorias e conselhos de sociedades científicas. Foi bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq de 1987 a 2013 e de 2004 a 2010 na condição de pesquisador 1, decidindo não mais concorrer à bolsa PQ, vencido o último período. É membro do comitê assessor avaliador de pós graduação stricto sensu da CAPES, professor orientador da Universitat de Barcelona e da Università di Bologna. Foi professor visitante da Universidade de Bolonha na Itália, da Universidade de Aarhus na Dinamarca e lecturer da Universidade de Palackeho, Omoluc, na República Checa. Em 1997 ganhou o Prêmio Jaboti de melhor livro na área de ciência e tecnologia. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia. Nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, tem como eixo de pesquisa e ensino, Ciência e Tecnologia, nas dimensões política, histórica, social, econômica e papel da C&T no desenvolvimento local e rural.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Baiardi, A. (2017). Gênese e evolução da agricultura familiar: desafios na realidade brasileira e as particularidades do semiárido. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 143–156. https://doi.org/10.61673/ren.2014.505