A qualidade do emprego rural nas regiões metropolitanas brasileiras em 2009: diferenças entre homens e mulheres

Autores

  • Nelly Maria Sansigolo Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • Bruna Angela Branchi Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • Taciana Leticia Boveloni Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.51

Palavras-chave:

Gênero, Mercado de Trabalho, Rural Metropolitano.

Resumo

Este artigo visa analisar a diferença da qualidade do emprego no meio rural entre homens e mulheres nas regiões metropolitanas (RM) brasileiras em 2009. Também busca investigar as diferenças da qualidade do emprego por tipo de rural, contrastando o rural das metrópoles com o das demais áreas rurais dos estados a que pertencem as RMs. Nesse aspecto, além das diferenças de gênero, espera-se que as condições específicas do rural metropolitano se reflitam sobre a qualidade do emprego rural, e em particular, sobre as oportunidades de trabalho e renda da mulher. Após uma discussão dos indicadores socioeconômicos da população estudada, são calculados índices da qualidade do emprego que sintetizam aspetos associados à formalidade, rendimentos e auxílios recebidos. São analisados os empregados rurais segundo sua atividade no trabalho principal, com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009. Pelos resultados, a qualidade do emprego feminino é inferior ao do emprego masculino, especialmente no quesito da remuneração, e as diferenças por tipo de rural indicam que os empregados do rural não metropolitano, e de forma mais grave a mulher empregada nesse espaço, desfrutam de pior qualidade do emprego.

Biografia do Autor

Nelly Maria Sansigolo Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Doutora em Economia Agrária pela ESALQ/USP, Brasil. Docente da Faculdade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil.

Bruna Angela Branchi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Doutora em Economia Política pela Universitá degli Studi di Pavia, Itália. Docente da Faculdade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil.

Taciana Leticia Boveloni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Graduanda em Ciências Econômicas da PUC-Campinas. Bolsista PIBIC/CNPq 2011-2012.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Figueiredo, N. M. S., Branchi, B. A., & Boveloni, T. L. (2016). A qualidade do emprego rural nas regiões metropolitanas brasileiras em 2009: diferenças entre homens e mulheres. Revista Econômica Do Nordeste, 46(2), 67–85. https://doi.org/10.61673/ren.2015.51

Edição

Seção

Artigos