45 anos de comércio exterior no Nordeste do Brasil: 1960-2004

Autores

  • Olímpio José de Arroxelas Galvão Faculdade Boa Viagem - FBV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.514

Palavras-chave:

Comércio Exterior do Nordeste, Comércio, Introversão Econômica do Nordeste, Composição do Comércio, Desempenho do Comércio Exterior do Nordeste.

Resumo

O trabalho objetiva analisar a evolução do comércio exterior da região Nordeste do Brasil na perspectiva das últimas quatro décadas e meia, com início em 1960 e término no ano de 2004. Faz uma comparação da evolução do comércio da região Nordeste com a do Brasil e com a das outras macrorregiões do país, ressaltando tanto o desempenho das exportações quanto das importações. Analisa as razões do processo de introversão sofrido pela região Nordeste, algumas mudanças resultantes da abertura comercial, a composição das exportações segundo seus principais produtos e o balanço comercial da região nos últimos 45 anos. Finaliza apresentando uma série de proposições de políticas para a melhoria da performance do comércio exterior nordestino.

Biografia do Autor

Olímpio José de Arroxelas Galvão, Faculdade Boa Viagem - FBV

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1966), Especialização pela CEPAL, mestrado em Economia - Yale University (1970) e doutorado em Economia - University of London (1987). Atualmente é prof. aposentado pela Universidade Federal de Pernambuco e prof. titular em regime de tempo integral da Faculdade Boa Viagem. Consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pesquisador bolsista do CNPq por mais de 20 anos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, economia regional, economia do Nordeste, comercio exterior e integracao econômica e Avaliação de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Galvão, O. J. de A. (2017). 45 anos de comércio exterior no Nordeste do Brasil: 1960-2004. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 1–31. https://doi.org/10.61673/ren.2007.514

Edição

Seção

Artigos