Interiorização e reestruturação da indústria do Ceará no final do século XX

Autores

  • Francisco de Assis Soares Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jose Nelson Barbosa Tenorio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Shirley Nascimento Fragoso

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.520

Palavras-chave:

Indústria, Especialização, Reestruturação, Interiorização, Ceará

Resumo

Verifica se o sistema de financiamento industrial do Ceará, centrado no Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI), produziu impactos relevantes na estrutura industrial do Estado em termos de reestruturação produtiva setorial e distribuição espacial, na década de 1990 do século XX. Utilizando dados referentes ao número de empregados, a partir da base de dados da Rais (Relação Anual de Informação Social) para 1990 e 2000 e com o uso de índices microeconômicos de localização, especialização e reestruturação, encontra resultados consistentes que permitem confirmar que a economia do Estado vem-se comportando de forma mais dinâmica nos últimos anos e com tendência à interiorização. Fatores como o aumento no número de estabelecimentos industriais instalados no Estado e a desconcentração geográfica das atividades industriais levam a concluir que as políticas de incentivos à industrialização adotadas pelo governo estadual foram relativamente bem-sucedidas.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Soares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1973) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1980). LIvre Docente em Economia pela UFC (2000). Atualmente é Diretor Ténico da Associação Cearense de Estudos e Pesquisa e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, docente do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria da UFC e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: ceará, industrialização, nordeste, insumo-produto e política industrial.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Professor associado Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC). Atualmente é vice- diretor da FEAAC/UFC . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, controladoria e gestão

Jose Nelson Barbosa Tenorio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1986) e Mestrado em Ciências Contábeis - Programa Multi-institucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/UnB/UFPE (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, região, quociente locacional, custeio baseado em atividade, controladoria, indústria, indústria de confecção e instrumentos de controle, hospitais públicos.

Shirley Nascimento Fragoso

Graduada em Economia e Pesquisadora

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Soares, F. de A., dos Santos, S. M., Tenorio, J. N. B., & Fragoso, S. N. (2017). Interiorização e reestruturação da indústria do Ceará no final do século XX. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 86–102. https://doi.org/10.61673/ren.2007.520

Edição

Seção

Artigos