O intercâmbio comercial Nordeste-Mercosul: a questão das vantagens comparativas

Autores

  • Álvaro Barrantes Hidalgo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Paulo Ricardo Feistel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.522

Palavras-chave:

Intercâmbio comercial, Nordeste, Mercosul, Vantagem comparativa.

Resumo

Este trabalho analisa a evolução do padrão de especialização da região Nordeste, durante o período 1990/2004, a fim de verificar se o comércio internacional, em particular o comércio com o Mercosul, está permitindo ou não o aproveitamento das vantagens comparativas da região. Para analisar a composição de fatores, no comércio exterior da região, utiliza a técnica do insumo-produto. Com base na renda gerada em cada setor produtivo e os requisitos de recursos naturais, calcula os requisitos diretos e indiretos de insumo em cada setor. Classifica os produtos segundo as intensidades de fatores, com base no método dos Triângulos de Dotações desenvolvido por Leamer (1987) e adaptado por Londero e Teitel (1992). Conclui que, para o resto do mundo, a região apresenta acentuado crescimento de exportações intensivas em capital e pouca participação de produtos intensivos em trabalho, contrariando a sua vantagem natural. Com o Mercosul, o comércio se mostra ainda mais paradoxal, pois, para este bloco, a região mostra uma participação maior (menor) de bens intensivos em capital (trabalho) nas exportações do que nas importações. Parece, portanto, existir uma importação líquida indireta de mão-deobra do Mercosul.

Biografia do Autor

Álvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui Graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador do CNPq, categoria I D. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, abertura comercial, comércio exterior, mercosul, vantagens comparativas e taxa de câmbio de equilíbrio.

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Economia na Área de Concentração: Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio Internacional; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional-integração regional.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Hidalgo, Álvaro B., & Feistel, P. R. (2017). O intercâmbio comercial Nordeste-Mercosul: a questão das vantagens comparativas. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 130–142. https://doi.org/10.61673/ren.2007.522

Edição

Seção

Artigos