Políticas de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Brasil: o caso recente do Pronaf

Autores

  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.523

Palavras-chave:

Pronaf, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural.

Resumo

O trabalho faz uma análise de desempenho do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Brasil, resgatando sua concepção, objetivos, principais instrumentos operacionais e mudanças institucionais recentes do programa. A análise dos indicadores de desempenho é dividida em duas fases distintas: a primeira diz respeito ao período que vai do início do Pronaf até 1999, quando o público beneficiário é diferenciado a partir do nível de renda bruta das unidades familiares de produção; já a segunda fase engloba as safras agrícolas subseqüentes até 2004, último ano com informações disponíveis. A principal conclusão do estudo é que o programa continua fortemente concentrado na região Sul do país e, em termos dos grupos beneficiários, nota-se uma concentração dos recursos nos grupos C e D, que são considerados os agricultores mais bem posicionados no sistema agropecuário familiar brasileiro.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985); Especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas (1993-1994); Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford (2008-2009). Atualmente é professor associado, ministrando aulas no curso de Graduação em Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Economia, priorizando os seguintes temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural e territorial, economia brasileira e regional, economia do trabalho e políticas públicas de erradicação da pobreza e da exclusão social. Coordenador do NECAT (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense). Também é pesquisador membro do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura - OPPA/CPDA/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Mattei, L. (2017). Políticas de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Brasil: o caso recente do Pronaf. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 143–158. https://doi.org/10.61673/ren.2007.523

Edição

Seção

Artigos