A agroindústria canavieira paraibana: implicações da crise no emprego e na arrecadação tributária na década de 1990

Autores

  • Keynis Cândido de Souto Universidade Federal de Roraima - UFRR
  • Guilherme de Albuquerque Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Mércia Santos da Cruz Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.524

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar-Agroindústria, Cana-de-açúcar- Paraíba, Agroindústria-Paraíba.

Resumo

O objetivo do trabalho é identificar as implicações socioeconômicas da crise na agroindústria canavieira paraibana na década de 1990. Os dados foram obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Paraíba, Secretaria de Planejamento do Estado da Paraíba e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Os resultados mostram que as principais conseqüências da crise na agroindústria canavieira paraibana foram a queda no número de empregos, que estimulou o êxodo rural e a redução na renda, dada pelo encerramento das atividades de seis unidades industriais. Com isso, a produção caiu e a arrecadação tributária do Estado apresentou uma diminuição significativa, principalmente nos setores primário e secundário.

Biografia do Autor

Keynis Cândido de Souto, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Keynis Cândido de Souto é Professora de Macroeconomia da Universidade Federal de Roraima, é Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR (2014), é mestre em Engenharia de Produção na área de Gerência da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Concluiu a graduação em Economia na Universidade Federal da Paraíba em 2004. Foi pesquisadora do programa de iniciação cientifica de 2001 a 2004, atuando principalmente nos seguintes temas: economia industrial, economia agrícola e competitividade. Foi professora substituta da Unidade Acadêmica de Economia da UFCG (Campina Grande) em 2006.

Guilherme de Albuquerque Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Economia pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble (1985). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: paraíba, economia paraibana, agroindústria canavieira, indústria de transformação e emprego.

Mércia Santos da Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor adjunta II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em mercado de trabalho, educação e economia da saúde.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

de Souto, K. C., Cavalcanti, G. de A., & da Cruz, M. S. (2017). A agroindústria canavieira paraibana: implicações da crise no emprego e na arrecadação tributária na década de 1990. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 182–198. https://doi.org/10.61673/ren.2007.524

Edição

Seção

Artigos