A inovação tecnológica em arranjos produtivos locais: a importância da localização e das interações entre empresas e instituições

Autores

  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Claudia Maria Sonaglio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.526

Palavras-chave:

Inovação tecnológica, indústria de móveis, arranjos produtivos locais.

Resumo

O artigo avalia as inovações tecnológicas utilizadas na produção de móveis no arranjo produtivo local de Bento Gonçalves (RS), bem como as vantagens de localização e a importância das interações entre as empresas e as instituições locais. Faz uma análise descritiva e quantitativa dos dados obtidos por meio de questionários enviados às empresas. Conclui que na indústria predominam as inovações incrementais, que os fabricantes de móveis consideram muito importante a localização no APL, especialmente pela disponibilidade de mão-de-obra e de infra-estrutura, e que predominam as interações entre as empresas e as instituições ligadas ao desenvolvimento de produtos e processos, à realização de eventos/feiras, ao treinamento de pessoal e à promoção de consórcios de exportação.

Biografia do Autor

Pascoal José Marion Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - USP (1997). Atualmente é Professor Titular - Nível Único (Classe E) da Universidade Federal de Santa Maria.

Claudia Maria Sonaglio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Marion Filho, P. J., & Sonaglio, C. M. (2017). A inovação tecnológica em arranjos produtivos locais: a importância da localização e das interações entre empresas e instituições. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 306–318. https://doi.org/10.61673/ren.2007.526

Edição

Seção

Artigos