Arranjo produtivo local pingo d’água: inovação e cooperação

Autores

  • Keuler Hissa Teixeira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ruben Dario Mayorga Mera Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jair do Amaral Filho Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Irles de Oliveira Mayorga Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.527

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local, Agricultura irrigada, Capital Social e Articulação Político-Institucional.

Resumo

Este estudo analisa o arranjo produtivo local de agricultura irrigada Pingo d’Água em Quixeramobim, Ceará, a partir de dados de origem primária e secundária. No arranjo analisado, verifica o envolvimento de parceiros de diversos segmentos com maior ou menor grau de participação, constituindo instrumentos importantes na introdução de inovações de produto, processo e organizacional, criando novas competências e vantagens competitivas. Constata a presença de obstáculos relacionados à inexistência de centros de treinamento adequados para qualificação dos produtores, ausência de laboratórios de pesquisa e falta de linhas de crédito mais adequadas à realidade dos produtores. Apesar destes entraves, conclui que existem alguns ganhos de eficiência coletiva originados por esta aglomeração produtiva, sendo este arranjo uma prova de que, com um pouco de organização social e vontade dos atores locais, é possível mudar a realidade desfavorável das famílias que vivem da agricultura no sertão semi-árido cearense.

Biografia do Autor

Keuler Hissa Teixeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Economia pelo PIMES-UFPE (2010). Atualmente, é professor adjunto III da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjo produtivo local, capital social, desenvolvimento econômico e políticas públicas

Ruben Dario Mayorga Mera, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia Agrícola pela Universidad Incca de Colombia(1973), especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(1977), mestrado em Artes pela University of Arizona(1987) e doutorado em Ciência dos Recursos de Terras Áridas pela University of Arizona(1989). Atualmente é Professor - PROPAP da Universidade Federal do Ceará e Pesquisador Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cências dos Recursos de terras áridas, Integraçao de mercado, Nordeste do Brasil.

Jair do Amaral Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII e Doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII. Atualmente é Professor Visitante no Institut de Hautes Études de l'Amérique Latine-IHEAL - Université Sorbonne 3 (Paris), e Professor Titular em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Teoria Econômica-DTE, da Universidade Federal do Ceará-UFC. É também professor e pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Economia-CAEN da Universidade Federal do Ceará-UFC, Ex-Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, "líder" do Grupo de Pesquisa "Região, Indústria e Competitividade-RIC" (UFC/CNPq) e membro da REDESIST. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Local e Regional, Economia Brasileira e Federalismo Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, Ceará, desenvolvimento econômico, desenvolvimento local e regional, arranjos e sistemas produtivos locais, política econômica, federalismo fiscal e estado.

Maria Irles de Oliveira Mayorga, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (1972), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Manejo de Bacias Hidrográficas - University of Arizona (1988). Atualmente é professora associado III da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ceará, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, impactos ambientais e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Teixeira, K. H., Mera, R. D. M., do Amaral Filho, J., & Mayorga, M. I. de O. (2017). Arranjo produtivo local pingo d’água: inovação e cooperação. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 276–288. https://doi.org/10.61673/ren.2007.527

Edição

Seção

Artigos