O custo de transporte como barreira ao comércio na integração econômica: o caso do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2007.530Palavras-chave:
Integração Econômica, Modelo de Equilíbrio Geral Aplicado Espacial, Custos de Transporte, Nordeste.Resumo
Este trabalho visa avaliar as opções de integração tanto externas quanto internas para o Brasil e para o Nordeste brasileiro. Dá ênfase à promoção da integração econômica com base na redução dos custos de transporte. Para comparar os efeitos da integração econômica externa e da interna para o Nordeste, constrói o modelo de equilíbrio geral aplicado espacial Brasil-space, alimentado por base de dados que retrata a estrutura econômica do país. Sugere o provimento de infra-estrutura física que reduza os custos de transporte com os outros países como alternativa às negociações internacionais difíceis e extremamente lentas. Conclui que em termos de eficiência para a economia nordestina, os ganhos de bem-estar da integração externa são apenas um pouco maiores do que os da integração interna, embora o nível geral de preços aumente menos neste tipo de integração do que naquela. Em termos de eqüidade, a redução percentual no coeficiente de Gini da integração externa do Nordeste aos blocos econômicos é apenas ligeiramente mais acentuada do que na integração interna do Nordeste com as outras macrorregiões brasileiras.Downloads
Publicado
2017-05-30
Como Citar
de Almeida, E. S., & Guilhoto, J. J. M. (2017). O custo de transporte como barreira ao comércio na integração econômica: o caso do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 224–243. https://doi.org/10.61673/ren.2007.530
Edição
Seção
Artigos