O financiamento às atividades inovativas na região Nordeste: uma análise descritiva a partir dos dados da Pintec

Autores

  • Karina Pereira Vieira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Eduardo Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.542

Palavras-chave:

Atividades Inovativas – Nordeste, Atividades Inovativas – Financiamento, Sistema Financeiro, Pintec.

Resumo

Este artigo analisa o perfil da estrutura de financiamento às atividades inovativas das empresas industriais do Nordeste brasileiro, usando para isso estatísticas descritivas da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica do IBGE (Pintec) e de publicações de bancos e agências de fomento. A partir do enfoque neo-schumpeteriano, apresenta uma revisão da literatura sobre sistemas de inovação e a importância da existência de arranjos institucionais para o desenvolvimento nacional e regional. Conclui que o gasto com atividades inovativas na região Nordeste ainda é relativamente baixo, porém com tendência a aumentar, e que, apesar dos progressos observados no sistema financeiro brasileiro, ainda não há um mecanismo capaz de torná-lo mais útil ao desenvolvimento econômico nacional e regional.

Biografia do Autor

Karina Pereira Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Trabalha em Pesquisa Econômica no IBGE. Experiência em consultoria econômica para empresas. Atuou como Economista na empresa Tendências Consultoria, na área de Investimentos e Negócios, entre 2010 e 2012. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008).

Eduardo Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Autor do livro AGENDA ROSDOLSKY (publicado pela Editora UFMG em 2012). Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduação em Economia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992). Iniciou os estudos universitários pelo curso de Medicina da UFMG (1974-1979). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em duas linhas de pesquisa: 1) Economia política contemporânea; 2) Sistemas de inovação, sistemas de bem-estar social e desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Vieira, K. P., & Albuquerque, E. (2017). O financiamento às atividades inovativas na região Nordeste: uma análise descritiva a partir dos dados da Pintec. Revista Econômica Do Nordeste, 38(3), 365–382. https://doi.org/10.61673/ren.2007.542

Edição

Seção

Artigos