Crescimento da produtividade, competitividade e reestruturação produtiva na petroquímica brasileira

Autores

  • Camille Magalhaes Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Francisco Lima Cruz Teixeira Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.546

Palavras-chave:

Competitividade industrial, Produtividade Industrial, Petroquímica – Brasil, Inovação tecnológica – Brasil, Reestruturação Produtiva, Inovação Gerencial.

Resumo

Este trabalho tem como foco a relação entre a difusão de inovações tecnológicas e gerenciais, o crescimento da produtividade e seus impactos na competitividade da indústria, a partir de dados da indústria petroquímica do país. Para tanto, apresenta os termos da polêmica em torno do conceito de competitividade, relacionando-os com as concorrentes visões teóricas e faz uma breve revisão da literatura que debate a produtividade no Brasil, tendo como referência os números que mostram o seu vigoroso crescimento nos anos 1990. Discute a relação entre crescimento da produtividade e reestruturação produtiva – entendida enquanto mudanças organizacionais e gerenciais visando ao aumento da competitividade das empresas brasileiras – com base nos estudos que tentam verificar a extensão das mudanças estruturais no setor industrial e sua relação com o crescimento da produtividade e o desemprego. Mostra os dados sobre a petroquímica brasileira e os coteja com as questões teórico-metodológicas revisadas. Esses dados permitem que os problemas metodológicos vinculados ao cálculo da produtividade sejam, pelo menos parcialmente, superados. Nas conclusões, sintetiza os principais pontos do debate, enfatizando a limitação das abordagens que vinculam a obtenção de competitividade exclusivamente a ganhos de produtividade.

Biografia do Autor

Camille Magalhaes Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade Federal da Bahia(2002). Atualmente é Mestrando do Nucleo de Adm de Ciencia e Tecnologia UFBA

Francisco Lima Cruz Teixeira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1976), mestrado em History and Social Studies of Science - University of Sussex (1980) e doutorado em Política de Ciência e Tecnologia - University of Sussex (1985). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Diretor da Escola de Administração. Tem experiência na área de Gestão e Política de Ciência e Tecnologia, trabalhando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, inovação, competitividade, indústria, planejamento e desenvolvimento tecnologico.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Souza, C. M., & Teixeira, F. L. C. (2017). Crescimento da produtividade, competitividade e reestruturação produtiva na petroquímica brasileira. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 622–636. https://doi.org/10.61673/ren.2007.546

Edição

Seção

Artigos