Redes urbanas regionais e a pluriatividade das famílias rurais no Nordeste e no Sul do Brasil, 1992-1999 e 2001-2005

Autores

  • Carlos Alves do Nascimento Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Soraia Aparecida Cardozo Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.550

Palavras-chave:

Pluriatividade, Agricultura familiar, Redes urbanas regionais, empobrecimento rural, proletarização.

Resumo

Este artigo mostra que, no Brasil, o número de famílias rurais pluriativas tende a crescer em regiões pobres (caso do Nordeste), ao contrário do que ocorre em regiões que passaram por processos de modernização tecnológica na agricultura e de industrialização difusa, configurando uma rede urbana regional mais dinâmica (caso da região Sul). Por esta razão, ao contrário do que se poderia pensar, o crescimento da pluriatividade em áreas rurais de uma determinada região acha-se associado muito mais à presença de áreas rurais pobres do que à existência de áreas rurais com melhores oportunidades de ocupação não-agrícola. Neste trabalho, as famílias são classificadas conforme a situação de seus membros quanto à ocupação – empregador, contra-própria, assalariado e não ocupado – e, também, pelo seu ramo de atividade: agrícola, não-agrícola ou pluriativo. No Nordeste, a pluriatividade entre as famílias rurais conta-próprias pobres não consegue reverter a combinação ‘proletarização com empobrecimento’ em ‘proletarização com superação do empobrecimento’. No Sul, as famílias rurais conta-próprias agrícolas e pluriativas estão se proletarizando completamente, convertendo-se, ano a ano, em famílias assalariadas agrícolas ou assalariadas não-agrícolas.

Biografia do Autor

Carlos Alves do Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Ministra as disciplinas Economia Agrária I e Economia Marxista I na graduação e a disciplina Teorias do Desenvolvimento na pós-graduação. É parecerista de periódicos científicos do Brasil. Pesquisa nas áreas de economia rural e do desenvolvimento, tendo como temas a agricultura familiar, as mudanças no mercado de trabalho rural e a pluriatividade das famílias rurais, as políticas públicas, a pobreza rural e a reprimarização da economia nacional. Recebeu, da SOBER, prêmio de Honra ao Mérito pela Dissertação de Mestrado. A Tese de Doutorado foi publicada em livro.

Soraia Aparecida Cardozo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Desenvolvimento Econômico com ênfase em Economia Regional e Urbana pela mesma universidade. Atualmente, é Professora Adjunta no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa nas áreas de Desenvolvimento Econômico com ênfase nos temas de Economia Regional e Urbana, Federalismo, Políticas Estaduais de Atração de Investimento, Integração do Espaço Econômico Nacional.

Publicado

2017-06-01

Como Citar

do Nascimento, C. A., & Cardozo, S. A. (2017). Redes urbanas regionais e a pluriatividade das famílias rurais no Nordeste e no Sul do Brasil, 1992-1999 e 2001-2005. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 637–658. https://doi.org/10.61673/ren.2007.550

Edição

Seção

Artigos