Tecnologia de produção e eficiência no setor de saneamento básico: uma abordagem empregando fronteira estocástica de custos para estimar retornos de escala e eficiência

Autores

  • Jose Airton Mendonca de Melo Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • Paulo de Melo Jorge Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.551

Palavras-chave:

Fronteira Estocástica de Custos, Economias de Escala, Custos Marginais, Eficiência, Saneamento Básico.

Resumo

Este estudo estima uma fronteira de custo translog para o setor de saneamento básico do país, com o objetivo de averiguar as propriedades inerentes à tecnologia de produção e estimar o grau de ineficiência econômica presente no setor. Para tanto, emprega a análise de fronteira estocástica de custo, com dados de painéis numa abordagem de estágio único. Constata que, na oferta de água, o setor opera com deseconomias de escala e que os baixos índices de hidrometração e de produtividade constituem os principais determinantes de sua ineficiência.

Biografia do Autor

Jose Airton Mendonca de Melo, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é analista do Banco do Nordeste do Brasil S/A e professor da Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção, UniProjeção. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, demanda de água, preços não-lineares e pesquisa operacional.

Paulo de Melo Jorge Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal do Ceará(1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará(1992) e doutorado em Economia pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Debt contract, Renegotiation, Contracts.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

de Melo, J. A. M., & Jorge Neto, P. de M. (2017). Tecnologia de produção e eficiência no setor de saneamento básico: uma abordagem empregando fronteira estocástica de custos para estimar retornos de escala e eficiência. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 659–677. https://doi.org/10.61673/ren.2007.551

Edição

Seção

Artigos