Apoio do Banco do Nordeste à Inovação Tecnológica via Fundeci: vale a pena este esforço?

Autores

  • José Carlos Aziz Ary Banco do Nordeste do Brasil - BNB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.582

Palavras-chave:

Avaliação de programas – Nordeste, Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Avaliação, Desenvolvimento tecnológico – Nordeste.

Resumo

Este artigo representa um esforço de avaliação do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), importante instrumento do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Este fundo inscreve-se entre outros instrumentos do BNB igualmente voltados para o desenvolvimento tecnológico das empresas da região Nordeste do Brasil, voltados para o fortalecimento das atividades produtivas da região e, mais particularmente, para aumentar o índice de sucesso dos empreendimentos financiados. Desde 1972, o Fundeci já alocou no financiamento da pesquisa científica e tecnológica a expressiva soma de US$ 67,6 milhões (R$ 177 milhões, a preços de março de 2005), financiando um total de 1.212 projetos. Ressalta-se a grande contribuição deste fundo para o fortalecimento da porção semi-árida do Nordeste. Esta avaliação apóia-se no estudo realizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) e na experiência do autor à frente do Fundeci entre os anos de 1992 e 1998.

Biografia do Autor

José Carlos Aziz Ary, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Urbanisme et Aménagement du Territoire, em nível de mestrado, pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Doutorando pela Universidade de Barcelona em Planificación Territorial y Desarrollo Regional. Técnico do Banco do Nordeste do Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Ary, J. C. A. (2017). Apoio do Banco do Nordeste à Inovação Tecnológica via Fundeci: vale a pena este esforço?. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 106–116. https://doi.org/10.61673/ren.2006.582

Edição

Seção

Artigos