Benefícios do sistema de Produção Integrada na Fruticultura (PIF), em perímetros irrigados: o caso do polo Petrolina/Juazeiro

Autores

  • Maria Clotilde Meirelles Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Amilcar Baiardi Universidade Católica de Salvador - UCSAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.587

Palavras-chave:

Sistema de produção agroalimentar, Competitividade, Gestão do Agronegócio

Resumo

O trabalho objetivou conhecer a adoção do sistema PIF na fruticultura irrigada no trecho Submédio do Rio do São Francisco, Brasil, no polo Petrolina/Juazeiro e avaliar os efeitos da adoção desse sistema como fator de diferenciação no mercado para exportação e como ferramenta de gestão produtiva. Foi conduzida uma pesquisa empírica de natureza predominantemente qualitativa e abordagem induto dedutivista, realizando entrevistas diretas, com utilização de questionários semiestruturados junto a vinte e sete fruticultores irrigantes, localizados nesta região, que se dedicam à exportação de frutas frescas, manga e uva de mesa, além de entrevistas a informantes qualificados, de interesse para o enfoque tratado. O motivador para investigar a importância do PIF na fruticultura irrigada decorre do fato dele ser considerado uma etapa de transição entre a agricultura convencional e a agricultura sustentável. Os resultados informam que,l do ponto de vista da gestão da unidade de produção e de sua inserção na cadeia produtiva, a PIF foi vantajosa, inclusive sob o ponto de vista econômico, embora nem sempre a adoção da mesma resulte em perceptível melhoria de preços no mercado.

Biografia do Autor

Maria Clotilde Meirelles Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, possui estágio doutoral na University of Toronto/Munk School of Global Affairs, no Innovation Policy Lab. (Canada) - apoio CAPES. É especialista em Engenharia de Sistemas pela Université du Versailles/France e em Marketing de Serviços pela ESPM/ RJ (600 hs/a), com extensão em Gestao da Informatização pela Université de Paris-Dauphine-PARIS/França, possuindo Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1979). É professora permanente do Mestrado Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PGDiDes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e professora adjunta desta instituição em regime de dedicação exclusiva, lotada no Colegiado de Administração. Foi professora convidada da Pós-Graduação em Relações Internacionais promovida em 2008 pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), tendo sido também professora do quadro permamente da Universidade de Salvador-UNIFACS, durante cinco anos, de 2004 a 2009, vinculada ao curso de Administração, e Professora Substituta na EAUFBA/UFBA em 2007 e 2008. Sua atividade profissional esteve concentrada em consultoria em Gestão Organizacional e na área de Tecnologia de Informação (TI). Coordenou e participou como consultora sênior de mais de quarenta projetos e estudos voltados para organizações públicas e privadas em diversos setores de atividade, focalizando prioritariamente: planejamento estratégico, definição de modelos de gestão, reengenharia de processos, planejamento de marketing, diagnóstico organizacional, diagnóstico de competitividade de Arranjos Produtivos Locais - APLs (com ênfase no APL de TI), desenvolvimento de canais de distribuição e gestão de informatização empresarial. Atuou ainda na iniciativa privada, como diretora de planejamento e marketing no setor de tecnologia, realizando start-up de diversas empresas pelo Brasil (Recife, Fortaleza e Salvador), em conexão com parceiros internacionais. É autora do livro "Globalização e Novos Atores: a paradiplomacia das cidades brasileiras"(EDUFBA, 2009). INTERESSES DE PESQUISA: 1) área de Administração Pública, nos eixos de planejamento, sistemas&métodos, gestão ambiental e inovação; e 2) Gestão da Inovação, tanto em empresas (esfera privada), como em organizações da esfera pública e do terceiro setor.

Amilcar Baiardi, Universidade Católica de Salvador - UCSAL

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduação stricto sensu em Reforma Agraria y Desarrollo Rural pelo IICA-CIRA da OEA em Bogotà, Colombia, mestrado acadêmico em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em história das ciências no Istituto e Museo di Storia della Scienza, Firenze, Itália. Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador , UCSAL, e professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia,UFBA, e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. É professor permanente dos programas de pós-graduação, M/D, em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, UCSAL, e Ensino, Filosofia e História da Ciência, UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana. É ou foi membro de várias diretorias e conselhos de sociedades científicas. Foi bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq de 1987 a 2013 e de 2004 a 2010 na condição de pesquisador 1, decidindo não mais concorrer à bolsa PQ, vencido o último período. É membro do comitê assessor avaliador de pós graduação stricto sensu da CAPES, professor orientador da Universitat de Barcelona e da Università di Bologna. Foi professor visitante da Universidade de Bolonha na Itália, da Universidade de Aarhus na Dinamarca e lecturer da Univerzita Palackého, Olomouc, na República Checa. Em 1997 ganhou o Prêmio Jaboti de melhor livro na área de ciência e tecnologia. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia. Nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, tem como eixo de pesquisa e ensino, Ciência e Tecnologia, nas dimensões política, histórica, social, econômica e papel da C&T no desenvolvimento local e rural.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Ribeiro, M. C. M., & Baiardi, A. (2017). Benefícios do sistema de Produção Integrada na Fruticultura (PIF), em perímetros irrigados: o caso do polo Petrolina/Juazeiro. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 21–38. https://doi.org/10.61673/ren.2016.587

Edição

Seção

Artigos