Competitividade e parcela de mercado das exportações brasileiras de manga: uma análise do modelo Constant Market Share

Autores

  • Severino Félix de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Jorge Luiz Mariano da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • João Paulo Martins Guedes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • João Ricardo Ferreira de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.588

Palavras-chave:

Constante Market Share, Exportação. Competitividade.

Resumo

As condições climáticas e ambientais permitiram que o Brasil se tornasse um dos maiores produtores de frutas tropicais do mundo. O Vale do São Francisco, ao longo dos anos, vem se destacando como a principal região produtora de frutas do país, especialmente de manga e uva. A manga, produzida nessa região, tem alcançado uma boa inserção internacional, principalmente, nos mercados europeu e americano. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que afetaram as flutuações das exportações da manga brasileira para os principais mercados importadores. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método Constant Market Share, a fim de se observar a importância dos efeitos de competitividade, destino, e crescimento do comércio mundial sobre as mudanças das exportações brasileiras de manga, no período em análise. Os dados utilizados foram obtidos no database do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior (MIDIC) e do Faostat (Food and Agriculture Organization of the United Nations). Entre os resultados encontrados, constatou-se que o efeito competitividade representou a maior parcela do crescimento efetivo das exportações brasileiras, ou seja, o país melhorou sua competitividade dentre os demais países exportadores.

Biografia do Autor

Severino Félix de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Economia Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi premiado pelo Conselho Regional de Economia da 21º Região (CORECON-PB) com a 2° melhor monografia do Estado do biênio 2010/2011. Tem atuado e desenvolvido estudos sobre a Pluriatividade, Economia Regional, Economia Aplicada voltada para o agronegócio e/ou Economia Rural. Foi professor substituto pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB - Campus III - Bananeiras, lecionando na área de Economia para o curso de Administração. Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (PPGE/UFPA).

Jorge Luiz Mariano da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Doutorado e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de avaliação de políticas públicas, pobreza, distribuição de renda e comércio exterior.

João Paulo Martins Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Federal do Ceará (2008), Mestrado em Economia pelo CAEN - UFC (2011) e Doutorado em Economia pelo CAEN (2014). Área de atuação: Métodos Quantitativos em Economia e Macroeconomia.

João Ricardo Ferreira de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Economista. Doutor em Economia Aplicada. Pesquisador da Embrapa Semiárido. Prof. Titular da Facape-Petrolina. Prof. do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

de Souza, S. F., da Silva, J. L. M., Guedes, J. P. M., & de Lima, J. R. F. (2017). Competitividade e parcela de mercado das exportações brasileiras de manga: uma análise do modelo Constant Market Share. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 39–48. https://doi.org/10.61673/ren.2016.588

Edição

Seção

Artigos