Perfil exportador e crescimento econômico dos estados da Região Sudeste brasileira

Autores

  • Michele Polline Veríssimo Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.590

Palavras-chave:

Produtos básicos, Atividade econômica, Estados, Região Sudeste, Brasil.

Resumo

Este artigo investiga a relação entre o perfil exportador e o desempenho econômico dos estados da região sudeste brasileira ao longo dos anos 2000, tendo em vista o argumento da literatura denominada “maldição dos recursos naturais”, em que economias exportadoras de commodities tendem a apresentar baixas taxas de crescimento no longo prazo. A análise da pauta de exportações dos estados evidencia que Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo apresentam especialização crescente em produtos primários, especialmente minerais e petróleo, no período analisado. Por outro lado, o estado de São Paulo tem maior participação de produtos manufaturados nas exportações. Com base na metodologia de cointegração e estimação de modelos de vetores de correção de erros, o trabalho estima as elasticidades dos indicadores de atividade econômica dos estados do sudeste em relação às suas exportações de produtos básicos. Os resultados obtidos sinalizam elasticidades positivas para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nesses estados, o perfil exportador baseado em bens primários parece estimular o desempenho econômico no longo prazo. Apenas para São Paulo, a elasticidade obtida é negativa, corroborando a hipótese da “maldição dos recursos naturais”.

Biografia do Autor

Michele Polline Veríssimo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), e Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004, 2010). Atualmente é Professora Adjunto III do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU), atuando na área de Microeconomia e Economia Internacional, principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, doença holandesa e desindustrialização, crescimento econômico, padrão de especialização produtiva, estratégias competitivas.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Veríssimo, M. P. (2017). Perfil exportador e crescimento econômico dos estados da Região Sudeste brasileira. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 65–80. https://doi.org/10.61673/ren.2016.590

Edição

Seção

Artigos