Por que se eleva a participação do emprego terciário na economia sergipana

Autores

  • Loraine Menêses dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Marco Antonio Jorge Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.598

Palavras-chave:

Setor terciário-Sergipe, Emprego-Sergipe.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as razões da expansão do setor de serviços no Estado de Sergipe. Para tanto, parte-se de uma análise teórica na qual são discutidas cinco hipóteses explicativas para esta tendência: i. elasticidade-renda da demanda superior a 1; ii. diferencial de produtividade entre os setores industrial e de serviços; iii. maior integração entre ambos os setores; iv. demanda crescente por serviços coletivos; e v. papel do setor terciário como “amortecedor social”. A seção seguinte descreve a metodologia empregada para a construção de um modelo em que se busca explicar, através de uma regressão do tipo stepwise, a expansão do emprego terciário na economia sergipana. O modelo tem um poder explicativo de 81% e as hipóteses responsáveis por tal comportamento parecem ser: elasticidade renda da demanda superior a 1, demanda crescente por serviços coletivos e papel do setor terciário como “amortecedor social”.

Biografia do Autor

Loraine Menêses dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (Campus I) (2007). Atualmente é assistente 1 da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente no seguinte tema: reestruturação produtiva, terciarização, nordeste.

Marco Antonio Jorge, Universidade Federal de Sergipe - UFS

possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia, além de professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe e parecerista da Revista de Economia Política (REP) e Nova Economia (UFMG). Tem pesquisado nas áreas Economia do Trabalho, Economia do Crime e Indicadores de Desenvolvimento. Além de diversos artigos e capítulos de livros, é autor de Economia do Crime: um retrato da violência no município de Aracaju (São Cristóvão: EDUFS, 2008), Economia do Trabalho: Diferenciais Compensatórios de Salário e Taxas de Homicídio no Brasil (São Cristóvão: EDUFS, 2011) e Homicídios no Brasil e em Sergipe: uma análise sob a ótica da Economia do Crime (Aracaju: EDISE, 2015). Premiado duas vezes pelo Conselho Federal de Economia: melhor tese de doutorado em 2001 e 2o. melhor livro de Economia em 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

dos Santos, L. M., & Jorge, M. A. (2017). Por que se eleva a participação do emprego terciário na economia sergipana. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 79–94. https://doi.org/10.61673/ren.2006.598

Edição

Seção

Artigos