Transmissão de preços nos mercados de açúcar e etanol localizados no Centro-Sul e Nordeste do Brasil: uma análise através do modelo Autorregressivo com Threshold (TAR)

Autores

  • Janaina da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (PPECO/UFRN)
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.602

Palavras-chave:

Preços, Açúcar, Etanol, Custos de Transação, Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a transmissão de preços nos mercados de açúcar e etanol localizados no Centro-Sul e Nordeste do Brasil, considerando a presença de custos de transação. Para tanto, foi utilizado o instrumental teórico sobre integração espacial de mercados, Lei do Preço Único e arbitragem espacial. Foram utilizadas séries diárias dos preços do açúcar, etanol anidro e hidratado nas regiões de Alagoas, Pernambuco, Araçatuba (SP), Ribeirão Preto (SP), Paulínia (SP), Triângulo Mineiro (MG) e Maringá (PR), no período de maio de 2003 a dezembro de 2008. A metodologia utilizada baseia-se no modelo autorregressivo com threshold (TAR). Os resultados preliminares mostram que Ribeirão Preto foi o mercado central para os três produtos estudados. Além disso, foi confirmada a presença de significativos custos de transação para todos os pares de mercados analisados. Verificou-se que os mercados de Ribeirão Preto e Alagoas apresentaram o menor grau de integração dentre os mercados analisados para os três produtos, devido à maior quantidade de dias necessária para que os desvios do equilíbrio sejam eliminados. Portanto, chega-se à conclusão de que os mercados mais próximos a Ribeirão Preto tendem a possuir menor custo de transação e maior grau de integração, enquanto que ocorre o inverso para mercados mais distantes deste, considerando o período analisado nesta pesquisa.

Biografia do Autor

Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (PPECO/UFRN)

Professora Adjunta do Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (PPECO/UFRN). Doutora em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PIMES-UFPE).

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Alves, J. da S., & Lima, R. C. (2018). Transmissão de preços nos mercados de açúcar e etanol localizados no Centro-Sul e Nordeste do Brasil: uma análise através do modelo Autorregressivo com Threshold (TAR). Revista Econômica Do Nordeste, 46(4), 27–43. https://doi.org/10.61673/ren.2015.602

Edição

Seção

Artigos