ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA RURAL: UM ESTUDO DAS INTERFACES ENTRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA NO NORDESTE E NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Joacir Rufino de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Carolina Braz de Castilho e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jonas Anderson Simôes das Neves Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • João Ricardo Ferreira de Lima EMBRAPA Semiárido
  • Sergio Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.612

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural. Fragmentação Institucional. Integração de Políticas Públicas. Transferência de Renda. Sinergia.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os fatores que favorecem e/ou restringem o acesso dos beneficiários rurais do Programa Bolsa Família (PBF) as demais políticas públicas destinadas à inclusão produtiva dos agricultores familiares pobres. O trabalho desenvolveu-se em áreas rurais selecionadas do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, foi executado através da análise quanti e qualitativa, utilizando-se indicadores do CadÚnico/MDS que foram complementados com pesquisa de campo mediante o levantamento de dados obtidos com entrevistas semi-diretivas em municípios selecionados. As conclusões do estudo mostram que o PBF tem cumprido satisfatoriamente seus objetivos precípuos, ao contribuir para a melhoria das condições de vida das populações em situação de vulnerabilidade. Contudo, verificou-se que o programa ainda apresenta dificuldades de articulação com outras políticas públicas de tal forma que possa criar mais e melhores oportunidades para que os beneficiários alcancem condições de se emancipar. O estudo demonstrou que apesar do cenário de baixa sinergia, o PBF é central para a reprodução social de seus beneficiários e, neste sentido, enfatiza-se que tem sido decisivo em seu propósito inicial de mitigar a extrema pobreza no Brasil.

Biografia do Autor

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Economista pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú) e, a partir de março de 2017, Sócio Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de políticas públicas, financiamento rural, pobreza rural e políticas sociais para o campo, economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural - GEPAD (UFRGS).

Carolina Braz de Castilho e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Ciências Sociais (2006). Mestre em Sociologia/UFRGS. Doutora em Desenvolvimento Rural/UFRGS. Foi bolsista PIBIC/CNPq pelo PGDR/UFRGS, de maio de 2005 à julho de 2007. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, políticas públicas, agricultura familiar, pluriatividade, qualidade de vida e gênero. Tem experiência com banco de dados (Excel e SPSS) e com ferramentas EAD (Rooda e Moodle). Foi tutora à distância do curso de graduação Plageder/UFRGS, primeira e segunda edições. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural - GEPAD (UFRGS) e do Grupo Gerações e Gênero na Agricultura Familiar (UFSM).

Jonas Anderson Simôes das Neves, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em História-Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004); Especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui Pós-Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui. Tem como principais interesses de pesquisa os temas da agricultura familiar, da juventude e das políticas públicas. 

João Ricardo Ferreira de Lima, EMBRAPA Semiárido

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba entre 2003 e 2010. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Semiárido, professor do Programa de Pos-Graduação em Economia (PPGECON) da UFPE em Caruaru, do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas do Semiarido e professor Titular na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Tem experiência na área de Economia Rural, com ênfase em Métodos Quantitativos. Pesquisa, principalmente, nos seguintes temas/metodologias: Análise de Mercado de Frutas produzidas no Semiárido, Pobreza e desigualdade rural, Pluriatividade, Região Nordeste; Mensuração de Eficiência; Amostra Complexa, Modelos de regressão para variável dependente categórica, Econometria de Séries Temporais, Data Envelopment Analysis (DEA) e Análise Estatística Multivariada. 

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Associado IV do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (www.ufrgs.br/pgdr) e de Sociologia (www.ufrgs.br/ppgs) da UFRGS. Pós-doutor na City University of London com o Prof. Tim Lang (2015-2016 e no Institut of City and Regional Planning, na Cardiff University/Wales/UK, com Terry Marsden (2007-2008). Concluiu o Doutorado em Sociologia (UFRGS/Université Paris X) em 1999, o Mestrado em Sociologia (UNICAMP) em 1994 e a Graduação em Ciências Sociais (UFRGS) em 1990. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2003. Atual Vice Presidente da ALASRU (Associação Latinoamericana de Sociologia Rural). Coordena o grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq. Leciona as disciplinas de sociologia da ruralidade, do desenvolvimento e políticas de desenvolvimento rural na graduação e teorias do desenvolvimento, agricultura familiar e sociologia da alimentação na pós-graduação. Seus temas de pesquisa estão nas áreas de sociologia rural, da alimentação e do desenvolvimento, tendo como temas a agricultura familiar e os processos de diferenciação social e econômica no meio rural, pluriatividade, políticas públicas e o papel do Estado, o desenvolvimento rural territorial, cadeias alimentares curtas, consumo alimentar, políticas de abastecimento e sistemas agroalimentares. Coordena 4 Projetos de pesquisa, um Convênio Internacional CAPES-Wageningen/Holanda e integra uma iniciativa internacional denominada BICAS (Brics Initiative for Critical Agrarian Studies), além de pesquisas com a China Aricultural University (CAU. Tem 3 livros publicados e organizou outros 8 em coletivos. Possui 74 capítulos de livros, 124 artigos em periódicos e 79 trabalhos em anais de congressos. Foi orientador de 7 supervisões de pós-doc e 43 pós-graduandos, sendo 17 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado, além de 13 alunos de iniciação científica, e 9 monografias de graduação. Recebeu 8 prêmios, incluindo o de Melhor Tese de Doutorado e Melhor Dissertação de Mestrado, e Melhor artigo pela FAO-RCL e Orientou a aluna Carolina B. Castilho e Silva que recebeu o Premio CNPq de Genero-2012. Coordena a Série Estudos Rurais que publica livros sobre desenvolvimento rural pela Editora da UFRGS e é editor-associado da Revista Ciência Rural (Qualis1A). Foi presidente da SOBER (mandato de 2011-2013) Sociedade Brasileira de economia, Sociologia e Administração Rural. Atua como parecerista de periódicos científicos do Brasil e do exterior. Consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação (FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD, RIMISP) e da União Européia. 

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Aquino, J. R. de, Castilho e Silva, C. B. de, Neves, J. A. S. das, Lima, J. R. F. de, & Schneider, S. (2018). ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA RURAL: UM ESTUDO DAS INTERFACES ENTRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA NO NORDESTE E NO SUL DO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 48(4), 155–173. https://doi.org/10.61673/ren.2017.612

Edição

Seção

Artigos