Determinantes da expansão da fronteira de produção das culturas de arroz, milho e soja no Norte e Nordeste brasileiro

Autores

  • Eduardo Eduardo de Pintor Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Carlos Alberto Piacenti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.625

Palavras-chave:

Setor agrícola, Desenvolvimento, Mudança técnica, Dados em painel.

Resumo

O setor agrícola é indispensável para o desenvolvimento da economia brasileira e tem se mostrado dinâmico quanto ao seu processo de expansão e modernização, sendo o Brasil um dos poucos países com possibilidade de expansão de sua fronteira agrícola de produção via incorporação de novas áreas. Este processo continua ocorrendo, mantendo-se concentrado nas regiões Norte e Nordeste. Para Schumpeter, o agente capaz de realizar a expansão agrícola é o agricultor, figurando como o agente capaz de realizar as novas combinações que resultam em inovações. Assim, para analisar a expansão da fronteira de produção das culturas de arroz, milho e soja no Norte e Nordeste, de 1999 a 2012, foi utilizado um modelo econométrico estimado por meio da técnica de dados em painel. A equação estimada constatou que 81,95% da área colhida das culturas de arroz, milho e soja para o Norte e Nordeste, são explicadas pelo crédito rural, Valor Adicionado Bruto da agropecuária, preço das commodities, número de empregados no setor agrícola, número de estabelecimentos do setor agrícola, quantidade vendida de tratores, exportações do agronegócio, bem como as dummies utilizadas, e apontou os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins como os que possuem maior produção e impacto na região.

Biografia do Autor

Eduardo Eduardo de Pintor, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Carlos Alberto Piacenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Em 2015 recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa em Economia pela Universidad Nihon Gakko; Doutor em Economia Aplicada (2009) e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (1984). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, ministrando aula no Curso de Economia (graduação) e no Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, períto do Conselho Estadual de Educação. Pesquisador do GEPEC e consultor do Informe GEPEC (Online), da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Revista Paranaense de Desenvolvimento (IPARDES), Revista Econômica do Nordeste (REN). Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion da Venezuela. Foi Secretário Municipal da Fazenda do Município de Toledo e Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano - EMDUR. Obteve a segunda colocação no prêmio Economista Acadêmico do Ano - 2009, instituído pelo Corecon-PR. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, análise regional, economia regional, oeste paranaense e Paraná, elaboração e análise de projetos públicos e privados com ênfase em viabilidade econômica e social. Exerceu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária e Coordenador Estadual do Fundo Paraná - UGF da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Coordenador Estadual do PEIEX e Coordenador Estadual no Fórum de Pequenas e Micros Empresas no PR. Eleito vice-reitor da Unioeste para a gestão de 2012 a 2015.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Eduardo de Pintor, E., & Piacenti, C. A. (2017). Determinantes da expansão da fronteira de produção das culturas de arroz, milho e soja no Norte e Nordeste brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 41–57. https://doi.org/10.61673/ren.2016.625

Edição

Seção

Artigos