Eficiência técnica agropecuária no estado da Bahia e seus fatores condicionantes no curto e longo prazo

Autores

  • Diogo Brito Sobreira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Soraia Araújo Madeira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Carlos Otávio de Freitas Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.626

Palavras-chave:

Valor da produção, DEA, Regressão quantílica

Resumo

O setor agropecuário baiano apresenta importante papel para o agronegócio brasileiro e, nesse sentido, torna-se relevante desenvolver estratégias que ampliem a competividade e a eficiência do setor. Portanto, o presente trabalho objetiva analisar os fatores condicionantes da eficiência técnica agropecuária dos municípios baianos por meio de regressões quantílicas, sob a ótica do fluxo de despesas e estoque de capital investido, que representam respectivamente, análises de eficiência no curto e longo prazo. As medidas de eficiência foram obtidas por meio do método Data Envelopment Analysis – DEA com base em dados retirados do Censo Agropecuário (2006). Para eliminar possíveis observações discrepantes, optou-se pelo método de Jackstrap. Os resultados apontaram que, o uso inadequado dos insumos referente às despesas operacionais e a escala incorreta de produção foram os principais problemas nos modelos de curto e longo prazo, respectivamente. Quanto aos condicionantes, conclui-se que os fatores como área total, financiamento e adoção de práticas agrícolas foram capazes de explicar a eficiência técnica tanto no modelo de curto quanto no de longo prazo. O resultado reforça a necessidade de políticas voltadas à ampliação do crédito rural e assistência técnica, de modo a favorecer a eficiência agropecuária dos municípios baianos, bem como a competitividade do setor.

Biografia do Autor

Diogo Brito Sobreira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Especialista em Administração Financeira pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2013). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2011).

Soraia Araújo Madeira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Economista da Prefeitura Municipal de Iguatu- CE. Doutorado em andamento em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa; Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2012). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2009).

Carlos Otávio de Freitas, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: eficiência técnica, agropecuária, regressão quantílica, função de produção e lucro, modelo gravitacional.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Sobreira, D. B., Madeira, S. A., Freitas, C. O. de, & Lima, J. E. de. (2017). Eficiência técnica agropecuária no estado da Bahia e seus fatores condicionantes no curto e longo prazo. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 59–76. https://doi.org/10.61673/ren.2016.626

Edição

Seção

Artigos