Síntese das características do estado da Bahia necessária ao planejamento do desenvolvimento

Autores

  • Cristiane Aparecida de Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC
  • Clesio Marcelino de Jesus Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Antonio César Ortega Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Henrique Dantas Neder Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Murilo José de Souza Pires Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.631

Palavras-chave:

Municípios, Multidimensional, Fatorial, Rural.

Resumo

O artigo analisa as características econômicas, sociais e ambientais, no intuito de contribuir para o entendimento do atual estágio do desenvolvimento no estado da Bahia. Inicialmente, as características da Bahia são avaliadas em relação às particularidades do Brasil. Em seguida, por meio da Análise Fatorial, 51 variáveis de cada município baiano foram reduzidas a dezessete fatores, para sintetizar as especificidades do estado. A análise dos dados originais e dos fatores permitiu concluir que a Bahia possui um perfil rural, baixos indicadores socioeconômicos e ambientais, o que exige políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida de Cerqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

Possui Graduação em Ciências Econômicas (Universidade Federal de Viçosa - UFV - 1995), Especialização em Economia Regional (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - 1998), Mestrado em Economia Aplicada (Universidade de São Paulo - USP - 2002) e Doutorado em Economia, com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico (Universidade Federal de Uberlândia - UFU - 2015). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, e Métodos Quantitativos (Análise Multivariada e Estatística Espacial), atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas.

Clesio Marcelino de Jesus, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Ciências Econômicas (2003), Mestrado em Economia (2006) e Doutorado em Economia (2013), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Economia da UFU e pesquisador do Núcleo de Estudos Rurais (NERU). Atuou como professor de ensino superior na Faculdade Cidade de Coromandel ? FCC, e no Centro Universitário do Cerrado - Unicerp/Patrocínio, além de ter ministrado aulas de pós-graduação (nível especialização) no Instituto Superior de Educação BERLAAR, no UNICERP e na FCC, instituições onde ministrou disciplinas de economia, matemática financeira e administração financeira. Atua com afinco na área de economia, com ênfase em desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura e agricultura familiar; desenvolvimento rural e desenvolvimento territorial; terceirização, trabalho rural, mecanização agrícola, políticas públicas e organização social. Nos últimos anos, integrou equipes de pesquisa com ênfase em estudos voltados a área de políticas públicas para promoção do desenvolvimento rural. Publicou artigos em periódicos científicos, em capítulos de livros e em anais de congressos, bem como publicou o livro ?Café e Território: a cafeicultura no cerrado mineiro?.

Antonio César Ortega, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Economia do IE/UFU (orientador de mestrado e doutorado). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Economia no Programa de Economia, Sociologia e Políticas Agrárias da Universidade de Cordoba-ESP (1995) e Pós-doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp (2007). É bolsista do IPEA e atua, ainda, como pesquisador e/ou consultor de organismos multilaterais, como FAO/ONU, além de desenvolver pesquisas com financiamento de agências de fomento nacional, como CNPq e Fapemig. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura brasileira, agricultura familiar, representação de interesses rurais, desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial e políticas públicas.

Henrique Dantas Neder, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Engenharia Mecânica Plena pela Escola de Engenharia Mauá(1975), especialização em Engenharia de Produção Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas(1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Murilo José de Souza Pires, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), Mestrado em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP/2000), Doutorado em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP/2008) e Pós-doutorado (UNICAMP/2015). Atualmente é professor do mestrado e técnico de pesquisa e planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Economia Regional, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Territorial Rural e Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Cerqueira, C. A. de, Jesus, C. M. de, Ortega, A. C., Neder, H. D., & Pires, M. J. de S. (2017). Síntese das características do estado da Bahia necessária ao planejamento do desenvolvimento. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 159–180. https://doi.org/10.61673/ren.2016.631

Edição

Seção

Artigos