Medindo o desenvolvimento socioeconômico dos municípios sergipanos através de três índices diferenciados

Autores

  • Marco Antonio Jorge Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Neílson Santos Meneses Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Manoel Messias da Silva Oliveira Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Fernanda Santos Universidade Federal de Sergipe – UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.64

Palavras-chave:

Desenvolvimento socioeconômico, replicação, índices, municípios sergipanos, planejamento.

Resumo

O trabalho tem como objetivo reproduzir para os municípios sergipanos as experiências de acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico municipal realizadas nos Estados do Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. Para tanto, a primeira seção discute questões relacionadas à mensuração do desenvolvimento e ao deslocamento na ênfase do planejamento da esfera nacional para a local. A segunda seção traz ainda o Quadro descritivo da metodologia e das características, bem como descreve os ajustes metodológicos necessários à replicação dos três índices de desenvolvimento socioeconômico municipais de Sergipe: IDESE, IPARDES e IDM/CE. Por fim, a terceira seção apresenta os resultados do trabalho realizado, enfatizando-se a diferença de posicionamento de cada município na medida em que são utilizados instrumentos diferentes para a mensuração do grau de desenvolvimento econômico.

Biografia do Autor

Marco Antonio Jorge, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Economista. Doutor em Economia de Empresas – FGV/SP. Prof. do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe – UFS. R. Fco. Rabelo Leite Neto, 880, Atalaia, CEP: 49.037-240. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Neílson Santos Meneses, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Geógrafo. Mestre em Geografia – UFS/SE. Prof. do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Jardim Rosa Elze, CEP: 49.052-170. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Manoel Messias da Silva Oliveira, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Economista – UFS. R. Manoel Donizete Vieira, Cd. Vilarejo, Bl. Vila Izabel, apto. 104, Luzia, CEP: 49.045-460. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Fernanda Santos, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Geógrafa – UFS. Av. José da Silva Ribeiro Filho, 378, Siqueira Campos, CEP: 49.080-560. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

Jorge, M. A., Meneses, N. S., Oliveira, M. M. da S., & Santos, F. (2016). Medindo o desenvolvimento socioeconômico dos municípios sergipanos através de três índices diferenciados. Revista Econômica Do Nordeste, 45(1), 63–77. https://doi.org/10.61673/ren.2014.64

Edição

Seção

Artigos