Análise ex post do estudo de impacto ambiental: o caso do açude atalho em Brejo Santo, Ceará

Autores

  • Fernando Macêdo Carneiro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Roberio Telmo Campos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.641

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Viabilidade ambiental, Açude Atalho, Avaliação ex post, Avaliação de Impacto ambiental.

Resumo

Objetiva-se efetuar a análise ex post do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do reservatório Atalho, situado no Município de Brejo Santo, Ceará, Brasil. Desta forma, procura-se identificar a viabilidade ambiental do projeto, inicialmente preconizado, por meio da análise dos principais impactos ambientais decorrentes da sua implantação e operação. A avaliação de impacto empreendida foi conduzida segundo o método de avaliação ponderal desenvolvido por Bianchi, Nascimento e Gurgel Júnior, o qual resultou da evolução do método matricial proposto por Leopold. A análise global do empreendimento, que envolve os resultados obtidos para as áreas de influência física e funcional, demonstrou que, em sua versão original, o projeto apresenta uma soma de benefícios ponderados inferior ao conjunto das adversidades e das indefinições presenciadas, o que o caracteriza como indefinido ou mal concebido. A incorporação das medidas de proteção ambiental, no entanto, conseguiria reverter esse quadro, conduzindo o projeto para a situação favorável ao meio natural.

Biografia do Autor

Fernando Macêdo Carneiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (1984), graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Licenciatura p Ensino 1º 2º Graus pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982) com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - PRODEMA(2002). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, bem como, membro do Conselho de ética em pesquisa do referido instituto. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro-SP.

Roberio Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Carneiro, F. M., & Campos, R. T. (2017). Análise ex post do estudo de impacto ambiental: o caso do açude atalho em Brejo Santo, Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 248–260. https://doi.org/10.61673/ren.2006.641

Edição

Seção

Artigos