Eficiência de sistemas de transporte público no Nordeste com Análise Envoltória de Dados (DEA)

Autores

  • Breno Ramos Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Yony Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Luciano Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.645

Palavras-chave:

Transporte Público-Nordeste, Transporte Público- Sistemas Nordestinos, Transporte Público-Eficiência.

Resumo

O transporte público é uma prioridade governamental em todo o mundo, pelas vantagens sociais e reduções das emissões poluentes ao meio ambiente. Em particular para o Nordeste, dada a carência de recursos das cidades nordestinas e a menor renda da sua população. Para análise de eficiência e de eficácia desses sistemas foi utilizado o método de análise envoltória de dados (DEA), com retornos variáveis de escala, com dois produtos e três insumos. Os resultados mostram que, entre os sistemas analisados, os nordestinos, em média, são mais eficientes que os brasileiros, em geral, mas menos que os europeus. Mostra-se, para o caso nordestino, através de um conjunto de indicadores, que a melhor performance dos eficientes está ligada à maior cobertura do sistema, representada por maior extensão de linhas por área, a custos operacionais mais reduzidos e à melhor qualidade de serviço prestado.

Biografia do Autor

Breno Ramos Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), e mestrado e doutorado em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2011). Atualmente é Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Seus interesses acadêmicos incluem economia da educação, economia dos transportes, econometria aplicada e desenvolvimento econômico. Tem artigos publicados na American Journal of Agricultural Economics, Economics Letters, Empirical Economics, Journal of Regional Science, entre outros.

Yony Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1969), mestrado em Economia pela University of California System(1973), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela University of Oxford(1976), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009) e pós-doutorado pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Consultor do Banco Mundial e ASSESSOR do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas:Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agraria.

Luciano Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Engenharia Civil (1998), mestrado em Engenharia de Produção (2001) e doutorado em Economia (2004), todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo feito Estágio Doutoral na Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne), de 2002 à 2003. Realizou pós-doutorado na University of Illinois, de 2009 à 2010. Foi professor Ajunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 2006 à 2008. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais do CNPq/UFRN. Tem publicado e orientado doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica em métodos quantitativos, avaliação de políticas públicas, eficiência, e teoria dos jogos/ teoria dos contratos.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Sampaio, B. R., Sampaio, Y., & Sampaio, L. (2017). Eficiência de sistemas de transporte público no Nordeste com Análise Envoltória de Dados (DEA). Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 261–275. https://doi.org/10.61673/ren.2006.645

Edição

Seção

Artigos