Indicadores de performance bancária: uma análise empírica de risco sistêmico

Autores

  • José Dias de Lima Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB
  • Tito Belchior Silva Moreira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Geraldo da Silva e Souza Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.646

Palavras-chave:

Sistema bancário-Brasil, Performance bancária-Indicadores, Proer.

Resumo

Este artigo avalia a performance do sistema bancário brasileiro com base em uma amostra dos 14 maiores bancos comerciais, que representam 41,17% dos ativos totais do sistema bancário brasileiro, cujo impacto no risco sistêmico pode ser bastante significativo. Compara a performance bancária em 1995, no ano anterior à implantação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), com o ano de 2000, quatro anos após a implantação do Programa em 1996. Conclui que houve uma melhora na performance bancária em 2000.

Biografia do Autor

José Dias de Lima, Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB

Possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Ciências Humanas (1980) e mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é avaliador ad hoc - INEP/MEC - Avaliação Institucional e de cursos. Capacitação em EaD e Coordenação de Polo EaD pela Unievangelica Digital -Anápolis/GO. Professor nas Faculdades Mauá de Goiás - Águas Lindas de Goiás/GO. Professor eventual de cursos de capacitação profissional em Gestão - SENAI/DF. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Certificado pela ASSBAN (Associação dos Bancos do Distrito Federal) com a Certificação de Correspondente (Resolução CMN 3.954/2011).

Tito Belchior Silva Moreira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2001), atualmente é professor/pesquisador do departamento de economia da Universidade Católica de Brasília e pesquisador pelo CNPq. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia (interação entre políticas fiscal e monetária, dominância fiscal); economia regional e urbana (economia do crime, crescimento de cidades e processos de aglomeração) e Economia Monetária (política monetária e preços relativos). Possui publicações entre periódicos nacionais e internacionais e experiência em orientação de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado na UCB. Durante o ano de 2005 foi diretor do curso de graduação de economia da UCB. Orientador de 3 monografias selecionadas para prêmio do CORECON-DF. Vencedor do XIV Prêmio do Tesouro Nacional de 2009; Vencedor do XV Prêmio do Tesouro Nacional de 2010; Vencedor do IV Prêmio SOF em 2011. De acordo com QUALIS CAPES 2015 tenho as seguintes publicações: (A1) Economics Letters; (A1) International Review of Law and Economics; (A1) Economics Bulletin; (A1) Review of Development Economics; (A2) Journal of Economics Studies; (A2) Plos One; (A2) International Journal of Social Economics; (A2) Applied Financial Economics. No Brasil tenho publicações nos principais periódicos: Revista Brasileira de Economia (FGV); Análise Econômica (UFRGS); Estudos Econômicos (USP); Economia Aplicada (USP); Brazilian Review of Econometrics (SBE), Planejamento e Politicas Publicas (IPEA), Economia (Anpec-Brasília); Pesquisa Operacional, Revista de Economia Política, Revista de Economia Contemporânea (UFRJ), Nova Economia (UFMG). Um estudo recente sobre repercussão de pesquisas realizado pelo departamento de economia ? FEA/USP, intitulado ?Scholarly Collaboration and Research Output of Academic Economists in Brazil? (Haddad, Mena-Chalco e Sidone, WP 2016-10) me classifica como um dos mais produtivos pesquisadores do Brasil.

Geraldo da Silva e Souza, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Geraldo da Silva e Souza concluiu o doutorado em Estatística na North Carolina State University em 1979 com honras de Phi-Kappa-Phi. Fez pós-doutorado em Econometria na University of North Carolina em 1993 e em Estatística na Universidade de Brasília em 2002. Concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ em 1974. Fez especialização em Economia na The University of Rochester em 1973. Concluiu os cursos de bacharelado em Matemática e Economia em 1971 e 1972 pela UFRJ e UERJ respectivamente. Foi professor do quadro da University of Illinois at Chicago, Department of Information and Decision Sciences, professor visitante da North Carolina State University e da University of North Carolina. Na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi assessor do Diretor Coordenador da área postal, Chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Assessoria de Planos e Desenvolvimento da Presidência e Assessor do Presidente. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de Brasília e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na Embrapa já exerceu as funções de Chefe da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Chefe do Departamento de Métodos Quantitativos, Coordenador de Estudos Estratégicos e de Assessor do Presidente. Publicou 114 artigos em periódicos especializados e 87 trabalhos em anais de eventos científicos. Escreveu 2 livros e 9 capítulos de livros. Orientou 8 dissertações de mestrado, 3 teses de doutorado e 19 trabalhos de de conclusão de curso nas áreas de Economia e Probabilidade e Estatística. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Atua nas áreas de Probabilidade, Estatística e Econometria com ênfase em Análise Multivariada de modelos não-lineares.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

de Lima, J. D., Moreira, T. B. S., & e Souza, G. da S. (2017). Indicadores de performance bancária: uma análise empírica de risco sistêmico. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 204–215. https://doi.org/10.61673/ren.2006.646

Edição

Seção

Artigos