Inovação e sustentabilidade econômica em projetos de assentamentos da reforma agrária

Autores

  • Evaldo Henrique da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • France Maria Gontijo Coelho Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Eloy Alves Filho Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.647

Palavras-chave:

Inovação, Assentamentos Rurais, Teoria Neoschumpeteriana, Sustentabilidade Econômica.

Resumo

Este trabalho sugere a adoção de uma perspectiva de análise do desempenho econômico na produção dos assentamentos de reforma agrária, partindo do conceito de sustentabilidade econômica que não contrapõe tradição e inovação. A hipótese central deste trabalho é de corte neo-schumpeteriano e admite que o movimento de reforma agrária no Brasil é um processo que favorece a adoção de novas tecnologias nos assentamentos, mas, quando a sustentabilidade é evidenciada, ela tem como base os conhecimentos ou experiências anteriores dos assentados. Sendo assim, este trabalho investiga os fatores que contribuíram para a implantação e o sucesso da cooperativa agroindustrial do projeto Fruta D’anta, o qual pode ser considerado um empreendimento inovador, que buscou novas alternativas de mercado para garantir a continuidade da produção na organização associativa, conforme evidenciaram os resultados da pesquisa.

Biografia do Autor

Evaldo Henrique da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Formou-se recentemente (2008) no Curso de Doutorado em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor efetivo no Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa desde 1992. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Adjunto desse departamento, sendo responsável pelas cadeiras de Economia Política e História do Pensamento Econômico no curso de graduação e pela cadeira de Economia Industrial e da Tecnologia no curso de mestrado em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas. Desenvolve estudos na área de Economia Industrial e da Tecnologia com enfâse na competitividade industrial, modelos evolucinários de simulação da dinâmica industrial e política industrial e tecnológica.

France Maria Gontijo Coelho, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979); especialização em Educação, pela FAE/UFMG (1986); mestrado em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Sociologia, pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é professoraTitular da Universidade Federal de Viçosa, com ênfase na docência das disciplinas Extensão Rural e Metodologia da Pesquisa. Trabalha com temas das áreas de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais e das Ciências Agrárias/Ambientais. Pesquisa e extensão com os temas: Etnociências e Etnoecologia; Conhecimento tradicional, segurança e soberania alimentar; História e Sociologia da Ciência, da Técnica e da Tecnologia; História e Sociologia da Educação; Reforma Agrária e Agricultura Familiar; Agroecologia e Homeopatia na Agropecuária; Saneamento Rural, Água e Ambiente.

Eloy Alves Filho, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em História Econômica pela USP. Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Sociologia Rural pela ESALQ/USP, Piracicaba/SP. Graduado em Filosofia pela Universidade Moji das Cruzes. Ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa ? UFV por três mandatos, onde também atuou como docente em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Superintende Regional do INCRA em Minas Gerais por três anos. Aposentado desde março de 201, atua em Projetos de Pesquisa junto a Universidade Federal de Uberlândia, foi professor na UNIPAC - Universidade Presidente Antonio Carlos, Campus de Araguari até 2017. Atualmente é Professor no Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIUBE no Campus de Uberlândia. Consultor em Responsabilidade Social junto a Compreender e Herkenhoff & Prates, empresas especializadas no desenvolvimento de tecnologias sociais para promoção de parcerias entre empresas, governos e terceiro setor. Tem inúmeros artigos publicados, vários capítulos de livros, centenas de participações em Congressos nacionais e internacionais e projetos de pesquisa e de extensão nas áreas da Sociologia e da Economia rural que abordam temas como movimentos sociais, reforma agrária, educação do campo, comunidades quilombolas, ação coletiva, história da educação, educação básica e desenvolvimento integrado e sustentável.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

da Silva, E. H., Coelho, F. M. G., & Alves Filho, E. (2017). Inovação e sustentabilidade econômica em projetos de assentamentos da reforma agrária. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 216–233. https://doi.org/10.61673/ren.2006.647

Edição

Seção

Artigos