Coeficiente de Williamson e as disparidades regionais de rendimento e educação no Brasil

Autores

  • Túlio Chiarini Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.669

Palavras-chave:

Desigualdade regional, Renda-Desigualdade regional, Educação-Desigualdade regional.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar uma nova metodologia de dados para calcular o coeficiente de Williamson. Há de ressaltar que a utilização da renda é feita pela proxy da renda média do trabalhador acima de dez anos de idade, do trabalho principal, não-nulo. Ou seja, visa a utilizar uma nova proxy para a renda, ao invés de usar, por exemplo, o produto interno bruto (PIB) ou o produto nacional bruto (PNB) per capita, medidas que nada informam sobre as desigualdades. Assim, busca contrapor estudos já realizados que calcularam tal coeficiente e recalculá-lo para o Brasil, cobrindo os anos 1981-1990/ 1992-1993/1995-1999/2001-2003, mostrando não haver uma diminuição das disparidades regionais de renda. Além disso, apresenta um índice de disparidades regionais de educação e faz exercícios hipotéticos, levando em conta o nível de educação das unidades federativas. Chega à conclusão de que os Estados do NE são os mais atrasados no que tange ao nível de qualificação (medida por anos de estudo) e demorarão em média uma década para alcançar o nível paulista.

Biografia do Autor

Túlio Chiarini, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE/UFMG. Mestre em Economia pelo PPGE/UFRGS e Mestre em Management, Innovazione e Ingegneria dei Servizi pela Scuola Superiore Sant'Anna di Pisa (Itália). Doutor em Ciências Econômicas (ênfase em Teoria Econômica) pelo IE/UNICAMP e Pós-doutor pelo Istituto di Ricerche sulla Popolazione e le Politiche Sociali (IRPPS) do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) de Roma (Itália). Atualmente é pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa 'Economia da Inovação e da Tecnologia' da UFSC e ao Grupo de Pesquisa 'Economia da Ciência e da Tecnologia' do CEDEPLAR/UFMG. É analista em Ciência e Tecnologia (C&T) (área Gestão Pública em C&T) da Divisão de Estratégias Tecnológicas (DIEST) do Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (INT/MCTI). Contato: tulio.chiarini@int.gov.br.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Chiarini, T. (2017). Coeficiente de Williamson e as disparidades regionais de rendimento e educação no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 37(4), 493–511. https://doi.org/10.61673/ren.2006.669

Edição

Seção

Artigos