Desertificação e pobreza: existe um equilíbrio de baixo nível?

Autores

  • Flávia Telis de Vilela Araújo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ana Bárbara de Araújo Nunes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Francisco de Assis de Souza Filho Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.67

Palavras-chave:

Desertificação, pobreza, agricultura.

Resumo

Este trabalho abordou as relações entre desertificação e pobreza no Semiárido brasileiro. A metodologia de análise utilizou dados socioeconômicos e de produtividade das culturas de milho e feijão para o Ceará. Foi realizada uma abordagem comparativa entre municípios considerados de maior susceptibilidade à desertificação em relação aos municípios menos susceptíveis. Os resultados mostraram o impacto negativo da desertificação na produção e produtividade das lavouras nos municípios mais suscetíveis ao fenômeno, assim como sugerem influência sobre o menor crescimento do PIB. A queda da produção e da produtividade é resultado das condições naturais, assim como da utilização de técnicas agrícolas que contribuem significativamente para o processo de desertificação, como o desmatamento e as queimadas, e que tendem ao aumento dos níveis de pobreza. Os resultados indicaram, ainda, a existência de equilíbrio entre as variáveis estudadas, podendo ser considerado de baixo nível, sendo necessárias políticas públicas eficientes que incluam variáveis econômicas, técnicas e sociais, como observado no Programa de Desenvolvimento Hidroambiental – PRODHAM do Ceará, para romper tal condição de equilíbrio, e promover o aumento dos níveis de renda e da qualidade ambiental.

Biografia do Autor

Flávia Telis de Vilela Araújo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Engenheira de Materiais e Pedagoga. Mestre em Economia – CAEN/UFC. Doutoranda do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – DEHA/UFC. Profa. da Faculdade Integradas do Ceará – Estácio/FIC. R. Visconde de Mauá, no 1940, Aldeota, CEP: 60.125-160, Fortaleza, CE, Brasil.

Ana Bárbara de Araújo Nunes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Engenheira Sanitarista. Prof. do DEHA/UFC. Centro de Tecnologia, Campus do Pici, Bloco 713, PICI, CEP: 60.451-970, Fortaleza, CE, Brasil.

Francisco de Assis de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Engenheiro Civil. Prof. do DEHA/UFC. Centro de Tecnologia, Campus do Pici, Bloco 713, PICI, CEP: 60.451-970, Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

Araújo, F. T. de V., Nunes, A. B. de A., & Souza Filho, F. de A. de. (2016). Desertificação e pobreza: existe um equilíbrio de baixo nível?. Revista Econômica Do Nordeste, 45(1), 106–119. https://doi.org/10.61673/ren.2014.67

Edição

Seção

Artigos