Interação das dimensões científica e tecnológica em Minas Gerais: um estudo com base em indicadores recentes

Autores

  • Humberto Eduardo de Paula Martins Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ana Paula Macedo de Avellar Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vitor Hugo Miro Couto Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.675

Palavras-chave:

Indicadores de C&T, Inovação, Minas Gerais.

Resumo

O presente trabalho analisa o desenvolvimento científico e tecnológico em Minas Gerais, discutindo a posição do Estado no âmbito nacional e investigando as especificidades apresentadas por este no contexto do Brasil, para, assim, identificar a existência de interações entre as dimensões científica e tecnológica. Analisa o ambiente de apoio à inovação em Minas Gerais, examina alguns indicadores de produção científica e tecnológica e a estrutura de pesquisa no Estado e discute dados relacionados ao desempenho das empresas mineiras no que se refere às atividades inovativas. Conclui-se que Minas se comporta no mesmo patamar nacional, nos indicadores de patentes e inovação.

Biografia do Autor

Humberto Eduardo de Paula Martins, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor do Instituto de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), e Pós-Doutorado em andamento pela University of Cambridge. Coordenador do Curso de Ciências Econômicas entre 2013 e 2015. Atua principalmente nas áreas de Economia Regional e Urbana, Economia Industrial e da Tecnologia, e Planejamento Regional e Urbano.

Ana Paula Macedo de Avellar, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Economia Industrial e da Tecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora associada do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: Inovação, Avaliação de Impacto de Políticas de Inovação, Cooperação para Inovação, Inovação e Produtividade, Comércio Internacional, Regulação e Política Antitruste.

Vitor Hugo Miro Couto Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Vitor Hugo Miro Couto Silva é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do CAEN/Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia Agrícola/ Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, professor permanente do Programa de Mestrado em Economia Rural (MAER/UFC) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia do CAEN. Seus estudos e trabalhos se concentram nas áreas de microeconomia e econometria aplicadas, principalmente em temas de Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Martins, H. E. de P., de Avellar, A. P. M., & Couto Silva, V. H. M. (2017). Interação das dimensões científica e tecnológica em Minas Gerais: um estudo com base em indicadores recentes. Revista Econômica Do Nordeste, 37(4), 642–659. https://doi.org/10.61673/ren.2006.675

Edição

Seção

Artigos