Construção de indicadores de pobreza: aplicação do índice de pobreza humana municipal no estado de Sergipe

Autores

  • Cassio Rolim Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • José Roberto de Lima Andrade Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Ricardo Oliveira Lacerda de Melo Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.676

Palavras-chave:

Pobreza, Desenvolvimento, Indicadores de pobreza.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor a criação de um Índice de Pobreza Humana aplicável aos municípios brasileiros (IPH-M). Em comparação com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), o IPH-M utiliza uma série de adaptações de forma a usar a base de dados disponível para os municípios brasileiros. A aplicação do IPH-M foi feita a partir da base de dados dos 75 municípios sergipanos, agregados em 13 microrregiões. Os resultados mostram que a classificação dos municípios pelo IPH-M segue, em linhas gerais, a observada pelo IDH-M, mas há diferenças não desprezíveis na ordenação, o que pode ser essencial para execução e ênfase geográfica das políticas públicas voltadas a programas sociais.

Biografia do Autor

Cassio Rolim, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Cassio Frederico Camargo Rolim é Graduado (1972) e Doutorado (1990) em Economia pela Faculdade de Economia e Administração Universidade de São Paulo, mestre em Planejamento Regional e Urbano pela UFRJ. No estágio de pós-doutoramento foi pesquisador convidado junto ao LATTS-ENPC. Participou da equipe de coordenação do Plano de Redução da Pobreza de Moçambique como economista associado da KSG-Harvard University, Foi por duas vezes o coordenador brasileiro do projeto "Apoio das Universidades ao Desenvolvimento Regional" dirigido internacionalmente pela OCDE. Foi membro da equipe de capacity building junto à Universidade Eduardo Mondlane , Moçambique, como professor associado da Universidade de Roma Tor-Vergata. Foi professor visitante no Centro de Estudios Brasilenos da Universidade de Salamanca. Atualmente é professor titular aposentado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Parana, professor sênior do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR, ex-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Regionais, ex-Diretor da ANPUR.. Publicou 19 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Possui 20 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 1 software e outros 28 itens de produção técnica. . Orientou 4 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado e co-orientou 2, além de ter orientado cerca de 36 trabalhos de conclusão de cursos, de graduação, especialização e iniciação científica na área de Economia. Recebeu 1 prêmio. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Ensino Superior e Economia da Inovação. Em suas atividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento regional e urbano, Economia Regional e Urbana, Universidade e Desenvolvimento, Inovação, Urbanização, Contas Regionais, Moçambique, Abertura Comercial, Regiões Brasileiras, Economia Paranaense.

José Roberto de Lima Andrade, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ciências da Comunicação. Área de Concentração Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe e Presidente do Sergipeprevidencia. Foi Diretor Geral da Escola de Administração Pública e Gestão do Estado de Sergipe., Presidente da Empresa Sergipana de Turismo, Secretário de Estado de Turismo de Sergipe e Presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe- FAPESE. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nas seguintes áreas: viabilidade socioeconomica de projetos, economia de empresas, projetos turisticos, e politicas públicas e desenvolvimento econômico.

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia.

Ricardo Oliveira Lacerda de Melo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi pró-reitor de administração da Universidade Federal de Sergipe (1992-1996), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Estado de Sergipe (2007-2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e assessor econômico do Governo de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: sergipe, desenvolvimento regional, arranjo produtivo local, cadeias produtivas e desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Rolim, C., Andrade, J. R. de L., de Santana, J. R., & de Melo, R. O. L. (2017). Construção de indicadores de pobreza: aplicação do índice de pobreza humana municipal no estado de Sergipe. Revista Econômica Do Nordeste, 37(4), 512–529. https://doi.org/10.61673/ren.2006.676

Edição

Seção

Artigos