MERCADO DE TRABALHO FORMAL NO NORDESTE: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2004-2017

Autores

  • Cassiano José Bezerra Marques Trovão Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Juliana Bacelar de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.709

Palavras-chave:

Emprego formal, Crescimento econômico, Crise, Demanda agregada, Nordeste – Brasil

Resumo

O artigo procura apresentar a evolução do emprego formal e dos salários no Nordeste brasileiro, no período de 2004 a 2017. No que tange ao aspecto metodológico, a análise dos estoques parte do registro total de trabalhadores com vínculo ativo em 31 de dezembro de cada ano, de acordo com os dados da RAIS; para a avaliação dos fluxos optou-se por apresentar os dados no formato de fluxos acumulados, a partir dos dados do CAGED. O expressivo desempenho da economia nordestina entre 2004 e 2014 refletiu-se no mercado de trabalho por meio da elevação do nível de emprego, queda do nível de desemprego e aumento da formalização dos contratos de trabalho, que aparecem explicitamente na evolução positiva dos postos de trabalho com carteira assinada apresentados por setor e por unidades da federação na região. A crise pela qual o Brasil e o Nordeste têm passado reforçou as condições de um mercado de trabalho que, a despeito de seu movimento favorável aos trabalhadores até 2014, não se alterou de forma estrutural. Se não houver uma retomada dos componentes de demanda agregada, pode-se assistir a uma continuidade da deterioração das condições socioeconômicas, especialmente, no que tange ao mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Cassiano José Bezerra Marques Trovão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do curso de Mestrado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo IE/UNICAMP na área de Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Macroeconômica, Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho, Desigualdade e Macroeconomia Keynesiana.

Juliana Bacelar de Araújo

Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando em temas como: mercado de trabalho, emprego, rendimento, desigualdade e economia regional.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Como Citar

Trovão, C. J. B. M., & Araújo, J. B. de. (2019). MERCADO DE TRABALHO FORMAL NO NORDESTE: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2004-2017. Revista Econômica Do Nordeste, 50(1), 23–45. https://doi.org/10.61673/ren.2019.709

Edição

Seção

Artigos