Conexões comerciais entre estados brasileiros: uma aplicação de análise de redes sociais

Autores

  • Leonardo Monasterio Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.718

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais, Matriz de Trocas, Centro-periferia.

Resumo

Este trabalho analisa a matriz brasileira de transações interestaduais mediante o instrumental de análise de redes sociais (ARS). Esse método identifica e desvela a estrutura da rede de transações brasileiras através de gráficos e medidas apropriadas. A primeira parte do trabalho apresenta os conceitos básicos de ARS e dois tipos de medidas relevantes: prestige e core-periphery. Em seguida, tem-se a descrição dos ajustes que tiveram de ser feitos na matriz em dados originais. A terceira seção analisa os resultados dos procedimentos computacionais. Os indicadores mostram que a rede de trocas brasileira tem um padrão centro-periferia; estados periféricos possuem fracas conexões entre si e intensas relações com os estados do centro, em especial com São Paulo.

Biografia do Autor

Leonardo Monasterio, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

Possui graduação em Ciências Econômicas na UFRJ (1992), mestrado em Economia pela UFRGS (1995) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2002), com estágio sanduíche na University of Cambridge. Foi professor visitante na University of London (2006-2007) e pesquisador visitante no Departamento de Economia da University of California -Los Angeles (2015-2016). É pesquisador do IPEA e professor do programa de pós-graduação em Economia da Universidade Católica de Brasília. Suas áreas de interesse são cliometria, economia regional e desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Monasterio, L. (2017). Conexões comerciais entre estados brasileiros: uma aplicação de análise de redes sociais. Revista Econômica Do Nordeste, 36(1), 60–71. https://doi.org/10.61673/ren.2005.718

Edição

Seção

Artigos