Análise multidimensional do gasto público nos municípios cearenses

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.72

Palavras-chave:

Gasto Público, IQGP Municípios Cearenses, LRF.

Resumo

Constata que a descentralização fiscal no Brasil é abordada em um contexto de controvérsias. Por um lado, as unidades subnacionais foram beneficiadas com mais recursos disponíveis; por outro, elevou-se a quantidade de municípios no país, no mais das vezes extremamente dependentes de transferências intergovernamentais. Ante isso, tem por objetivo investigar, no contexto da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a qualidade do gasto público dos municípios do Ceará. Para tanto, aglomera os municípios do estado em cinco grupos, utilizando dados da Secretaria do Tesouro Nacional. Metodologicamente, recorre a uma revisão de literatura e, posteriormente, utiliza a construção do Índice de Qualidade do Gasto Público (IQGP). Os resultados encontrados sugerem baixo índice de qualidade em todos os grupos de municípios, mesmo que aqueles com mais de 100.000 habitantes tenham mostrado melhor desempenho, em detrimento dos demais.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Economista: É BACHAREL em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Possui MESTRADO em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; é Estudante de DOUTORADO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; PROFESSOR do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq. Possui várias publicações em periódicos relevantes nacionais e internacionais (Quális CAPES); tem vários artigos publicados em Anais de congressos nacionais e internacionais; Desenvolve pesquisas em Economia do Trabalho, Economia Regional, Economia Agrícola, Economia Internacional e Economia do Setor Público, sendo que em todas essas áreas constam trabalhos publicados em periódicos conceituados pela CAPES.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Silva Filho, L. A. da. (2016). Análise multidimensional do gasto público nos municípios cearenses. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 523–542. https://doi.org/10.61673/ren.2013.72

Edição

Seção

Artigos